O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Posso declarar no IR despesa médica do meu filho já adulto?

A Receita Federal não impõe limite de valor para despesas médica, diferentemente de outros serviços, como educação. Os gastos com médicos podem ajudar a reduzir de forma considerável a base de cálculo do imposto

Publicado em 09/03/2022 às 10h33
Comprou ou vendeu imóvel em 2021? Saiba como declarar
Cálculo do Imposto de Renda. Crédito: Freepik

As despesas médicas registradas ao longo de 2021 podem beneficiar o contribuinte na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022. Isso porque esse tipo de gasto pode ser totalmente deduzido na declaração completa.

Como a Receita Federal não impõe limite de valor para esse tipo de despesa, diferentemente do que ocorre nos gastos com educação, as despesas médicas podem ajudar a reduzir de forma considerável a base de cálculo do imposto, que define se você terá tributo a pagar ou ser restituído.

A leitora de A Gazeta Denise Rebelo gostaria de saber se pode declarar recibo médico em seu nome como pagadora, porém abaixo especificando que o serviço foi prestado para o filho maior de idade, portanto, não mais seu dependente.

Marco Antonio de Oliveira, conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), respondeu a leitora. Confira abaixo.

Denise Rebelo: "Tenho a seguinte dúvida: posso declarar recibo médico em meu nome como pagadora, porém abaixo especifica que o serviço foi prestado para meu filho maior de idade, portanto, não mais meu dependente. Quero saber se nesses casos o médico presta conta com o pagador ou por ter atendido o meu filho nem presta conta?"

Resposta dada pelo conselheiro do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Marcos Antonio de Oliveira: As deduções de despesas com médicos, dentistas, instrução, planos de saúde e contribuições previdenciárias só podem ser utilizadas quando suportadas financeiramente e utilizadas com o declarante/contribuinte ou um de seus dependentes devidamente relacionados na ficha de dependentes com suas características de CPF, Nome, Data de Nascimento e tipo de vínculo. Portanto, no caso de sua pergunta, é proibida a dedução e não poderá ser declarado.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.