ASSINE
O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Como declarar antecipação de precatório no Imposto de Renda?

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2022 vai até o dia 31 de maio. Veja como declarar operações de crédito para antecipar precatórios

Publicado em 06/05/2022 às 15h30
IR 2022 - Remessa de dinheiro para o exterior
IR 2022 - Como declarar compra e venda de precatórios é uma dúvida de muitos contribuintes. Crédito: Montagem/Canva

Com o aumento das atividades de compra e venda de precatórios, os credores que venderam seus títulos visando antecipar o recebimento dos valores ficam com dúvidas de como declarar essas operações no Imposto de Renda.

É o caso do leitor de A Gazeta Marcello Nicoleli, que realizou uma dessas operações de antecipação e gostaria de saber como fazer na hora de declarar. 

A especialista Carla Tasso, conselheira e presidente do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), esclarece a dúvida do leitor. Veja abaixo.

Marcello Nicoleli perguntou: Em 2021 eu realizei uma operação de crédito que consiste na antecipação do precatório que tenho a receber do Governo Federal. Ou seja, eu vendi o precatório para uma pessoa jurídica com deságio. Como declarar essa operação?

Resposta dada pela conselheira e presidente do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Carla Tasso:

O contribuinte deve dar a baixa no respectivo item informado em "bens e direitos". Não terá imposto sobre ganho de capital, pois estamos considerando que não houve lucro na operação.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.