O Leão do IR decidiu responder todas as suas dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda 2021. Envie suas perguntas para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 27 3321-8699

Preciso explicar por que o saldo da conta corrente ficou menor em um ano?

A temporada de declaração do Imposto de Renda 2022 vai até o dia 30 de abril. Uma das perguntas mais comuns dos contribuintes é em relação à conta corrente

Publicado em 28/03/2022 às 10h27
Comprou ou vendeu imóvel em 2021? Saiba como declarar
Uma das perguntas mais comuns dos contribuintes é como declarar dinheiro em conta corrente. Crédito: Freepik

Na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) é comum surgirem dúvidas sobre vários assuntos, entre eles como informar o valor de dinheiro em conta corrente.

Essa é a pergunta do leitor de A Gazeta Yuri Baltes, que gostaria de saber se precisa explicar por que o saldo da conta corrente ficou menor que o declarado no ano anterior. 

A especialista Monica Porto, do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES) esclarece a dúvida do leitor. Veja abaixo.

Yuri Baltes perguntou: O dinheiro gasto na conta e o saldo ficou menor do que o valor declarado no Imposto de renda do ano anterior, tenho que declarar por que o saldo ficou menor ?

Resposta dada pela conselheira do Conselho Regional Contabilidade do Espírito Santo (CRC-ES), Monica Porto:

Não é necessário explicar o motivo do dinheiro na conta ter ficado menor de um ano para o outro. Apenas precisa declarar os saldos em contas corrente, no Grupo 6 Depósitos e Código 1 - Na Ficha de Bens e Direitos.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.