Análises semanais do setor da construção civil, engenharia, arquitetura e decoração, com especialistas do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-ES), e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-ES).

Episódios recentes de desabamentos de imóveis exigem cultura de prevenção e cuidado

O Crea-ES tem se colocado de forma colaborativa, contribuindo e orientando a sociedade para a urgência de se estabelecer uma cultura de prevenção e cuidado com os patrimônios público e privado

Vitória
Publicado em 01/03/2024 às 10h55
engenheiro, engenharia, construção, obra
O Crea-ES defende que a participação de profissionais legalmente habilitados é condição básica para manter a longevidade das construções. Crédito: Shutterstock

*Jorge Silva

Diante dos recentes desastres envolvendo condomínios, residências e estruturas públicas de uso coletivo no estado, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) tem se colocado de forma colaborativa, contribuindo e orientando a sociedade para a urgência de se estabelecer uma cultura de prevenção e cuidado com os patrimônios público e privado.

Nunca foi tão necessário entender a importância da engenharia e dos engenheiros. Instituído legalmente para fiscalizar o exercício profissional, a sociedade tem atribuído ao Conselho função muito maior do que a estabelecida em lei.

Por ser um órgão isento, constituído por profissionais e especialistas na área tecnológica, a instituição tem sido acionada e chamada a orientar, avaliar e sugerir as medidas técnicas mais adequadas para mitigar os recentes episódios de desastres ocorridos em inúmeros imóveis no Estado.

O Crea-ES defende que a participação de profissionais legalmente habilitados nos projetos, execuções e manutenções de obras de engenharia é condição básica para manter a longevidade das construções, evitar situações de risco e garantir segurança aos moradores e a comunidade.

Para além disso, outras medidas se fazem necessárias e são indicadas pelo Conselho. A adoção de leis municipais para regulamentar e exigir a realização de manutenções preventivas e corretivas de imóveis, os laudos técnicos e inspeções prediais periódicas, além da atenção e do cumprimento ao disposto nos Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações são instrumentos fundamentais para manter a saúde das edificações e garantir a segurança da população.

Jorge Silva, presidente do Crea-ES
Jorge Silva: "Nunca foi tão necessário entender a importância da engenharia e dos engenheiros". Crédito: Crea/Divulgação

*Jorge Silva é engenheiro e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES)

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Construção civil Obras Manutenção Engenharia Engenharia Civil

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.