É Fisioterapeuta, acupunturista e especialista em avaliação e tratamento de dor crônica pela USP. Entende a saúde como um estado de equilíbrio para lidar com as adversidades da vida de forma mais harmônica

Cicatrizes e as coisas bonitas que moram no nosso corpo

As cicatrizes se expandem. Sendo físicas podem provocar dor, diminuição de mobilidade e estiramento na região. Expandidas lateralmente chamamos de hipertróficas

Publicado em 02/08/2021 às 02h00
Mulher com cicatriz
A textura lida pelo toque como aprendizado se transforma em sabedoria e lembrança, uma coisa bonita que mora no corpo. Crédito: Freepik

Um trauma cortante. Uma resposta de cicatrização. Esta é a via esperada de melhora para a lesão nos tecidos. Dando atenção especial para a pele, que é a que podemos ver e é a maior víscera do nosso corpo, temos uma região exposta. Para além da pele e os outros tecidos que ficam imediatamente abaixo dela, temos as emoções e os traumas vêm como uma força da natureza provocada ou incontrolável e causam cicatrizes dolorosas.

As cicatrizes se expandem. Sendo físicas podem provocar dor, diminuição de mobilidade e estiramento na região. Expandidas lateralmente chamamos de hipertróficas. Expandidas em altura chamamos de queloide. Sendo um tecido altamente inervado e vascularizado, temos aí um grande bombardeio de informações da região para o cérebro e o que vem fechar uma ferida aberta em forma de cicatriz visando sobrevivência se traduz em cicatriz ativa, dolorosa, pouco móvel. E mover-se é inerente à vida, pois é em movimento que encontramos o equilíbrio.

As cicatrizes emocionais também se expandem, e como as físicas, tendem a fazer com que fiquemos imóveis. Nas duas situações, o maior objetivo é ganhar movimento, informar ao cérebro que está tudo bem mover-se, que o trauma cortante já se desfez. O melhor meio para executar é lentamente, estando ao lado, reforçando o melhor da estrutura, desestimulando os padrões anômalos.

Um trauma cortante, uma cicatriz, um movimento, um alento, uma sobrevida. A textura lida pelo toque como aprendizado se transforma em sabedoria e lembrança, uma coisa bonita que mora no corpo, um beijo do tempo de quem experienciou e viveu.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Saúde Saúde

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.