Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Energia

Seacrest acelera exportação de petróleo produzido no Espírito Santo

A norueguesa Seacrest Petróleo é responsável pela operação dos maiores campos de óleo e gás em terra do Espírito Santo, todos no Norte capixaba

Publicado em 09 de Setembro de 2024 às 18:11

Públicado em 

09 set 2024 às 18:11
Abdo Filho

Colunista

Abdo Filho

Operação ship-to-ship (navio para navio)da Seacrest sendo realizada em Salvador
Operação ship-to-ship (navio para navio)da Seacrest sendo realizada em Salvador Crédito: Divulgação/Seacrest
A norueguesa Seacrest Petróleo, responsável pela operação dos maiores campos de óleo e gás em terra do Espírito Santo, todos no Norte capixaba, vem apresentando números relevantes de exportação. Desde que assumiu as operações que eram da Petrobras, em abril do ano passado, a companhia já carregou 17 navios no Terminal Norte Capixaba (porto localizado entre Linhares e São Mateus, responsável por escoar, mercado interno e externo, parte da produção) com 3,6 milhões de barris de petróleo. Deste total, 960 mil barris, em três navios, foram para o exterior. Todos para Cingapura.
Em todas as operações o petróleo foi carregado no Terminal Norte Capixaba e posteriormente transferido para outros navios, no Porto de Salvador, na Bahia, o famoso ship-to-ship (de navio para navio). Depois disso, em embarcações maiores, o óleo seguiu para o exterior. Agora em agosto, uma novidade importante. O navio contratado pela Seacrest saiu direto do Espírito Santo para os Estados Unidos, destino final do petróleo. O petroleiro levou aproximadamente 250 mil barris de óleo produzido em terra, no Norte capixaba.  
A produção onshore de petróleo é uma das grandes apostas de expansão industrial no Espírito Santo para os próximos anos. A Petrobras se desfez de todos os campos que possuía há décadas e empresas privadas (as junior oils), com expertise em campos maduros e com fome para encontrar novos campos, assumiram a empreitada. A expectativa é de que, em poucos anos, a produção triplique. Hoje, está em algo perto de 12 mil barris de óleo por dia. 

Abdo Filho

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espirito Santo, ingressou na Rede Gazeta em 2005, como estagiario de Entretenimento e Cursos & Concursos. Entre 2007 e 2015, foi reporter da CBN Vitoria e da editoria de Economia do jornal A Gazeta. Depois, assumiu o cargo de macroeditor de Politica, Economia e Brasil & Mundo, ja no processo de integracao de todas as redacoes da empresa. Em 2017, tornou-se Editor de Producao e, em 2019, Editor-executivo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Festival Guará terá sua primeira edição em 2026
Festival Guará Universitário abre inscrições para estudantes e recém-formados em Comunicação
Imagem de destaque
Moda Brasil invade o crochê e garante lucro extra a artesãs na Copa do Mundo
Jaques Wagner e Fabiano Contarato em 2019, durante a instalação da CPI do Meio Ambiente no Senado
Contarato defende Jaques Wagner após operação da PF: "Confiança na sua retidão moral"

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados