Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Receita Federal define quem irá comandar a Alfândega do Porto de Vitória

Nova delegada vai assumir a cadeira diante de um momento de turbulência na área. Um dos desafios será estabelecer uma boa conexão com empresários e políticos do Estado

Publicado em 10/04/2024 às 15h01
Data: 09/01/2020 - ES - Vitória - Novo prédio da Receita Federal, na Avenida Beira Mar, em Vitória - Editoria: Economia - Fernando Madeira - GZ
Novo prédio da Receita Federal, na Avenida Beira Mar, em Vitória . Crédito: Fernando Madeira

A auditora fiscal de carreira Adriana Junger Lacerda vai ser a nova delegada da Alfândega do Porto de Vitória. O martelo já está batido e seu nome deve ser publicado no Diário Oficial da União até sexta-feira. A informação obtida pela coluna foi confirmada pela Receita Federal. Adriana, que hoje é a responsável pelo Serviço de Despacho Aduaneiro, um dos mais importantes da Aduana, assume o lugar de Douglas Koehler, exonerado no dia 15 de março.

A auditora vai assumir o cargo em meio a acalorados debates sobre a regionalização dos serviços prestados pela Receita Federal e a uma crise na liberação de espaços alfandegados (áreas exclusivas para o comércio internacional) no Estado. Adriana Lacerda vai ter de trabalhar para pôr água na fervura. Políticos e empresários do Espírito Santo, que tem mais de 50% de seu PIB ligado ao comércio internacional, estão preocupados com a regionalização pensada pelo Fisco, principalmente nos serviços aduaneiros, e pressionam bastante para que o Estado não saia prejudicado. Por coincidência, o grande calo reside no despacho aduaneiro, justamente a área de onde vem a nova comandante.

Sobre as áreas de alfandegamento, serviço que foi regionalizado em setembro do ano passado, o problema chegou a provocar a divulgação, em janeiro, de uma carta pública assinada pelos presidentes de Sindiex (Sindicato das Empresas de Importação e Exportação do Estado) e Vports reclamando a situação. Na ocasião, a Receita se mexeu, criou um grupo para sanar o problema e prometeu resolver a situação até o final de maio deste ano.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.