Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Porto de Vitória: Vports mira ajustes para ampliar acesso de navios

Os executivos da companhia estão analisando questões técnicas, fazendo testes e acreditam que é uma questão de tempo para que as mudanças sejam feitas

Publicado em 03/03/2023 às 03h50
Terminal Portuário de Vila Velha totalmente ocupado por navios
Terminal Portuário de Vila Velha totalmente ocupado por navios . Crédito: Fernando Madeira

A Vports, antiga Codesa, trabalha para aumentar a capacidade de recebimento de embarcações na Baía de Vitória já em 2023. Os técnicos da empresa estão em duas frentes: ampliação da boca máxima (parte mais mais larga do casco do navio) no canal de acesso de 32 metros para 37 metros e da capacidade do cais para a atracação de navios de 70 mil para 85 mil toneladas.

Os executivos da companhia estão analisando questões técnicas, fazendo testes de capacidade e acreditam que é uma questão de tempo para que as mudanças sejam autorizadas e feitas. Eles afirmam que a estrutura já está pronta, dependendo, se for o caso, de ajustes para funcionar. Com a ampliação das capacidades, o porto poderá, por exemplo, receber a nova geração de navios roll-on/roll-off (para veículos e carga geral) que está chegando ao mercado

Outra frente relevante, a ampliação da profundidade do calado do canal de acesso do Porto de Vitória de 12,5 metros para 13 metros, fica mais para frente. O assunto está no radar, mas depende de estudos mais profundos e a regulamentação é mais demorada. Na visão da Vports, é possível ganhar eficiência e produtividade com ações mais rápidas.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.