Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Placas do Brasil: investimento que agrega valor ao MDF entra na reta final

Fábrica que fica em Pinheiros, Norte do Estado, fornece MDF, principal matéria-prima da indústria moveleira, para quase todos os Estados do Brasil

Publicado em 08/12/2022 às 03h59
Parque fabril da Placas do Brasil
Parque fabril da Placas do Brasil, em Pinheiros. Crédito: Divulgação

No próximo dia 15 de dezembro sai da China a máquina que a Placas do Brasil, única fabricante de MDF do Espírito Santo, comprou para ampliar a sua produção de material revestido, que vale o dobro do MDF cru. O maquinário, projetado na Alemanha, estará na sede da empresa, em Pinheiros, Norte capixaba, até a primeira quinzena de fevereiro. O objetivo é iniciar a produção até o final de junho de 2023.

O investimento que a Placas do Brasil está fazendo na sua segunda linha de produção de MDF revestido alcança os R$ 50 milhões. Além da nova máquina, a área de galpões da empresa está sendo ampliada. O objetivo é atender o mercado brasileiro. Hoje, a Placas só não tem clientes no Rio Grande do Sul (um dos maiores mercados do Brasil), Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. "Estamos investindo forte nas nossas vendas, os números já são bons e muito em breve estaremos em todos os Estados do Brasil", diz Luis Soares Cordeiro, presidente do Conselho de Administração.

A capacidade total de produção da empresa é de 30 mil m³ de MDF (revestido e cru) por mês. Hoje, são, na média, 20 mil m³ de cru e 10 mil m³ de revestido. A intenção é elevar a produção de revestidos para 19 mil m³ e jogar a de cru para 11 mil m³, na média. A produção total segue a mesma, mas a capacidade de fabricar o MDF de valor agregado mais elevado subirá consideravelmente, ampliando as margens da empresa.  

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.