Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Indústria 4.0: alta tecnologia vai dominar investimento na Garoto

A inteligência artificial ganhará ainda mais espaço dentro da unidade da Glória. A ampliação em 10% na capacidade da planta virá fundamentalmente daí

Publicado em 06/05/2023 às 03h50
Fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha
Fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha. Crédito: Divulgação/Garoto

O investimento de R$ 430 milhões, anunciado pela Nestlé nesta quinta-feira (04), fará da fábrica da Garoto, em Vila Velha, uma das mais modernas do mundo. Do total de recursos, algo perto de R$ 280 milhões irão para equipamentos com altíssima tecnologia embarcada. A inteligência artificial ganhará ainda mais espaço dentro da unidade da Glória. A ampliação em 10% na capacidade da planta virá fundamentalmente daí.

“Temos uma fábrica implantada em 1936, a cidade cresceu no entorno dela, portanto, temos limitações para expansão física. O nosso ganho virá via máquinas menores, mais inteligentes e eficientes. Os equipamentos terão, por exemplo, a capacidade de identificar problemas na linha e fazer intervenções para que isso não se multiplique ao longo do processo produtivo. É um ganho enorme de produtividade, que só é possível por conta do avanço tecnológico. Este é apenas um dos vários ganhos que teremos”, explicou Michey Piantavinha, diretor responsável pela fábrica da Garoto.

O executivo afirma que esta será uma intervenção profundamente disruptiva. Ele só não garante ser a mais disruptiva da história da Garoto porque trata-se de uma empresa que sempre esteve na vanguarda da indústria alimentícia. "Cada vez mais teremos a inteligência artificial incorporada aos nossos processos. O machine learning (aprendizado das máquinas) já está e cada vez mais estará incorporado ao nosso dia a dia. É a chamada digital journey (jornada digital), é a transformação digital sendo incorporada".

Sobre os novos produtos que serão fabricados pela unidade capixaba, o executivo não falou em marcas, mas antecipou para onde a Nestlé/Garoto irá caminhar. "Teremos produtos diferentes, isso é certo. Não posso antecipar o que virá, mas saiba que terá mistura de biscoito com chocolate. O mercado adora esta mistura".

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.