Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Estudo da USP libera a volta dos cruzeiros marítimos para Vitória

O mais provável é que o desembarque de passageiros, que será pelo mar, se dê nas proximidades das ilhas do Boi e do Frade. O primeiro navio deve chegar na temporada 2025/2026

Publicado em 23/02/2024 às 15h55
A cidade de Vitória vista do Morro do Moreno
A cidade de Vitória vista do Morro do Moreno. Crédito: Carlos Alberto Silva

Os especialistas da Universidade de São Paulo (USP) deram OK para a volta dos cruzeiros ao Espírito Santo. Os estudos, iniciados em outubro passado, foram concluídos e apontaram viabilidade para o fundeio das embarcações sem que elas precisem passar por baixo da Terceira Ponte (a altura dos navios não permite). O mais provável é que o desembarque de passageiros, que será feito no mar, se dê nas proximidades das ilhas do Boi e do Frade. Escunas e lanchas trarão os turistas para terra firme, em local que ainda precisa ser definido. O retorno dos navios deve acontecer na temporada 2025/2026.

"Os estudos da USP apontaram totais condições para a volta dos cruzeiros. Isso era o mais complicado, afinal, está posto que temos viabilidade técnica. Agora, teremos de fazer os estudos de batimetria (fundo do mar), sinalização e a análise que apontará o local exato do fundeio, é uma continuidade dos trabalhos, o material mais importante já foi apresentado pela USP", comemorou Philipe Lemos, secretário de Estado de Turismo, que foi a São Paulo acompanhar a apresentação.

Ilustração mostra possível local onde cruzeiro marítimo deve parar no oceano em Vitória
Ilustração mostra possível local onde cruzeiro marítimo deve parar no oceano em Vitória. Crédito: Universidade de São Paulo (USP)

"Junto comigo estavam executivos das grandes companhias de cruzeiro e eles estão muito animados com a volta de Vitória ao cenário. É uma parada no caminho do Sudeste para o Nordeste, praticamente todos os navios passam aqui na nossa frente, é uma oportunidade que vamos voltar a abraçar. Cada navio desse tem entre 3 mil e 5 mil passageiros, será muito relevante para o nosso turismo", destacou o secretário.

Lemos explica que é difícil o retorno dos navios na temporada 2024/2025 porque algumas obras precisarão ser feitas para o recebimento dos turistas. O prazo está apertado. Outra questão é por onde os passageiros entrarão em terra firme, o recebimento de até 5 mil pessoas exige uma boa logística.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.