Bastidores e informações exclusivas e relevantes sobre os negócios e a economia do Espírito Santo

Empreiteira do ES vence disputa para a construção da barragem do Rio Jucu

Caso não haja questionamentos, a Contractor Engenharia será oficializada nesta sexta-feira (22). O investimento no reservatório, que ficará entre Viana e Domingos Martins, será de R$ 264 milhões

Publicado em 21/03/2024 às 13h18
Esquema em 3D da futura Barragem dos Imigrantes
Esquema em 3D da futura Barragem dos Imigrantes. Crédito: Cesan

A empreiteira capixaba Contractor Engenharia, uma das maiores do Espírito Santo especializada em obras públicas, venceu a licitação organizada pela Cesan para a construção da Barragem dos Imigrantes, que ficará entre os municípios de Domingos Martins e Viana. Um imenso reservatório de água do Rio Jucu que vai dar mais segurança hídrica à Grande Vitória. Um investimento de R$ 264,5 milhões. O prazo para questionamentos termina nesta quinta-feira (21), se nada aparecer, a oficialização da Contractor como responsável pela obra se dará nesta sexta-feira (22).

A intervenção, complexa e de valor relevante, atraiu a atenção de grandes empreiteiras do país. O barramento terá cerca de 60 metros de altura e provavelmente será feito de concreto. A represa terá capacidade para armazenar 23 bilhões de litros (23 milhões de metros cúbicos). O novo sistema praticamente dobrará a capacidade de armazenamento de água para a Região Metropolitana. Rio Bonito, que fica entre Santa Leopoldina e Santa Maria de Jetibá, reserva até 27 bilhões de litros.

A expectativa, feita a assinatura do contrato, é de seis meses para licenciar e dois anos de obras. Portanto, tudo dando certo, a Barragem dos Imigrantes será entregue em outubro de 2026.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.