> >
Previsão do tempo aponta mais chuva para o ES

Previsão do tempo aponta mais chuva para o ES

Com a trégua das fortes chuvas em janeiro, capixabas vivem dias de temperaturas altíssimas. A partir de quinta-feira, o cenário muda novamente, segundo o Climatempo

Publicado em 3 de fevereiro de 2020 às 19:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Climatempo prevê mais chuvas para todo o Espírito Santo a partir desta quinta-feira (6). (Ricardo Medeiros)

Os municípios capixabas ainda tentam se recuperar de todo o caos e prejuízo, mas já há previsão de mais chuva – de moderada a forte – para todo o Espírito Santo, a partir desta quinta-feira (6). De acordo com o Climatempo, também há possibilidade da formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno responsável pela instabilidade climática que atingiu o Estado em janeiro.

“A partir de quinta-feira existe um aumento das condições de chuva sobre toda a Região Sudeste do Brasil. Consequentemente, a partir da tarde, podem acontecer chuvas moderadas ou fortes ao longo do dia, que não devem se prolongar por muitas horas”, explicou a meteorologista Josélia Pegorim, do Instituto Climatempo.

Esta previsão também vale para o restante da semana. “Sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9) serão dias com muita nebulosidade, com alguns períodos de sol. As condições continuarão praticamente as mesmas e, portanto, haverá possibilidade de pancadas de chuva”, adiantou a especialista.

ZONA DE CONVERGÊNCIA DO ATLÂNTICO SUL

Com o aumento da instabilidade, há chance de formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), conforme previsto na última segunda-feira (17). O fenômeno é apontado por especialistas como o responsável pelas fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro no mês passado.

“A ZCAS é uma circulação de ventos específica na atmosfera e depende de uma combinação de alguns sistemas meteorológicos, que devem acontecer ao mesmo tempo e por no mínimo quatro dias consecutivos. Por isso, ainda não podemos dizer que a formação dela está confirmada”, explicou Josélia.

A CHUVA AO LONGO DA SEMANA

  • Terça-feira (4): Só deve chover em parte da Região Sul, na divisa com o RJ
  • Quarta-feira (5): Só não deve chover na Região Norte
  • Quinta-feira (6): Deve chover em todo o ES
  • Sexta-feira (7): Deve chover em todo o ES
  • Sábado (8): Deve chover em todo o ES
  • Domingo (9): Deve chover em todo o ES

Este vídeo pode te interessar

Previsão do tempo aponta mais chuva para o ES

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais