> >
ES tem alerta de chuva com vendaval e granizo válido para 15 cidades

ES tem alerta de chuva com vendaval e granizo válido para 15 cidades

Municípios sob alerta estão localizados nas regiões Sul e Caparaó; Climatempo prevê chuvas volumosas em todo o Estado nos próximos dias

Publicado em 15 de fevereiro de 2021 às 10:41

 - Atualizado há 4 anos

Segundo a prefeitura, mesmo com o nível do Rio baixando, a Defesa Civil permanece monitorando
Na última terça-feira (9), Cachoeiro de Itapemirim ficou em alerta com nível de rio 1,30 m acima do normal Crédito: Gustavo Ribeiro |TV Gazeta Sul

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) emitiu alerta amarelo para o risco de chuvas intensas com vendaval e granizo para 15 cidades capixabas, localizadas nas regiões Sul e Caparaó. O aviso de atenção, gerado por meio do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Inpe, é válido até a madrugada desta terça de carnaval.  Os municípios que podem ser atingidos por tempestades são:

Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

MUITA CHUVA NO ES NOS PRÓXIMOS DIAS

O Instituto Climatempo divulgou no domingo (14) a previsão de muita chuva que pode atingir o Espírito Santo nos próximos dias. De acordo com os meteorologistas, uma área de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Sudeste do Brasil e a passagem de uma frente fria no oceano formarão nuvens carregadas. Entre a próxima quarta-feira (17) e o domingo (21), os volumes de chuva são considerados elevados. Os acumulados mais expressivos são esperados para:

  • Espírito Santo
  • Região da Grande Belo Horizonte
  • Zona da Mata Mineira
  • Vale do Rio Doce
  • Norte do Rio de Janeiro

Nessas áreas, os volumes podem variar entre 200 e 300 mm, no período de quarta a domingo.

Ainda de acordo com a previsão, a próxima quinta-feira (18) tem indicativo de chuva volumosa entre a Grande BH e Vale do Rio Doce, com acumulados próximos dos 100 mm. Já na sexta-feira (19), com atuação da frente fria na costa do Sudeste, há previsão de acumulados expressivos no trecho que compreende o Espírito Santo.

Previsão de chuva no ES
Previsão de chuva no ES Crédito: Climatempo

No sábado (20), há indicação de que elevados volumes de chuva permaneçam no Espírito Santo, com acumulados por volta de 70 mm.

COMO FUNCIONA A MEDIÇÃO DA CHUVA

A medida usada para medir o volume da chuva é : milímetros por metro quadrado. É só imaginar um quadrado de um metro por um metro com um litro de água dentro. O líquido vai subir até a marca de 1mm. Claramente falando, um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado. Por exemplo: se choveu 50mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

A unidade de medida utilizada para verificar os acumulados de chuva é o milímetro
A unidade de medida utilizada para verificar os acumulados de chuva é o milímetro Crédito: Samar Meteorologia

O período da chuva também é importante. Chover 50 litros de água durante um dia inteiro pode ter um impacto menor do que chover a mesma quantidade de uma vez só, somente em uma hora.

E como podemos medir a chuva em uma cidade grande? Equipamentos chamados de pluviômetros, que estão espalhados por vários pontos, vão indicar o quanto choveu - e somente esses dados vão permitir as comparações das quantidades de chuva por dia, mês e ano.

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Caparaó chuva ES Sul

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais