Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Veja lista de cidades

Defesa Civil e Inmet emitem alertas de vento, chuva e granizo no ES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil Estadual emitiram avisos válidos deste domingo (19) até a manhã de segunda-feira (20)

Publicado em 19 de Outubro de 2025 às 13:02

João Barbosa

Publicado em 

19 out 2025 às 13:02
Chuva Vitória tempo chuvoso
Tempo chuvoso no domingo (19) tomou o lugar do sol visto durante o sábado (18) em boa parte do ES Crédito: Ricardo Medeiros
Todas as regiões do Espírito Santo estão sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes entre este domingo (19) e a manhã de segunda-feira (20). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Defesa Civil Estadual emitiram avisos alertando para riscos de trovoadas, granizo, descargas elétricas até destelhamento de imóveis.
Segundo o órgão estadual, todo o Espírito Santo tem tempo nublado e chuvoso neste domingo. A instabilidade climática deve durar até segunda-feira devido ao deslocamento de um sistema frontal que vai em direção à Bahia. A previsão é de 30 a 70 mm de chuva, principalmente nas regiões Norte e Noroeste. Para a Região Sul está previsto chover até 50 mm. Na Grande Vitória e na Região Serrana, há probabilidade de até 80% de que ocorram chuvas entre 10 e 30 mm, e até 30% de que as chuvas gerem acumulados de 30 a 50 mm.

Alertas do Inmet

O Inmet também divulgou alertas para chuvas e ventos intensos no Espírito Santo, de níveis amarelo e laranja. O laranja, de perigo, vai até as 23h59 deste domingo e abrange 22 cidades. São elas: 
  1. Aracruz;
  2. Cariacica;
  3. Conceição da Barra;
  4. Domingos Martins;
  5. Fundão;
  6. Guarapari;
  7. Ibiraçu;
  8. Iconha;
  9. Itapemirim;
  10. Jaguaré;
  11. Linhares;
  12. Marataízes;
  13. Piúma;
  14. Presidente Kennedy;
  15. Rio Novo do Sul;
  16. Santa Leopoldina;
  17. São Mateus;
  18. Serra;
  19. Sooretama;
  20. Viana;
  21. Vila Velha;
  22. Vitória.
Já o alerta amarelo, de perigo potencial, inclui 18 municípios do Espírito Santo – com previsão de chuvas intensas e ventos fortes de 60 a 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. O aviso alerta é válido até as 10h de segunda-feira (20). Veja a lista das cidades:
  1. Água Doce do Norte;
  2. Barra de São Francisco;
  3. Boa Esperança;
  4. Conceição da Barra;
  5. Ecoporanga;
  6. Jaguaré;
  7. Linhares;
  8. Montanha;
  9. Mucurici;
  10. Nova Venécia;
  11. Pedro Canário; 
  12. Pinheiros; 
  13. Ponto Belo; 
  14. São Gabriel da Palha; 
  15. São Mateus; 
  16. Sooretama; 
  17. Vila Pavão;
  18. Vila Valério.

Instruções do Inmet

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, devido ao risco de queda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
- Se necessário, também é possível acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Fumaça escura no Contorno do Mestre Álvaro, na Serra
Fumaça escura atrapalha motoristas no contorno do Mestre Álvaro
Incêndio no Morro São Francisco, em Vitória
Incêndio atinge área de mata em Vitória; veja as imagens
Imagem de destaque
O fazendeiro que quis abandonar o narcotráfico na Colômbia, mas não pôde

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados