> >
Após dias de chuva, quando o Sol volta a brilhar no ES?

Após dias de chuva, quando o Sol volta a brilhar no ES?

Apesar das mudanças no clima, é bom lembrar que ainda estamos no verão e, por isso, o Sol não deve demorar a voltar

Publicado em 9 de fevereiro de 2021 às 13:25- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Calor na Grande Vitória
Sol entre árvores na Praia do Canto. (Vitor Jubini)

"Chove chuva, chove sem parar". Para os capixabas, pode-se considerar que a canção de Jorge Ben Jor tenha sido uma espécie de hit dos últimos dias. O Sol não aparece brilhando forte no Espírito Santo há alguns dias e o tempo mais ameno fez até Vitória bater recorde de frio por dois dias seguidos no começo desta semana. Mas, apesar das mudanças no clima, é bom lembrar que ainda estamos no verão e, por isso, ele não deve demorar a voltar. A previsão é que na sexta-feira o Sol apareça com mais intensidade.

Nos últimos dias, o Espírito Santo estava sob a influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favoreceu os episódios de chuvas fortes e generalizas. No entanto, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta terça-feira (9), o sistema se desconfigurou e a chuva vai começar a perder intensidade no Espírito Santo.

A partir desta quarta-feira (10) o Sol volta a aparecer entre nuvens no Estado e as temperaturas vão começar a subir. Mas o Inpe alerta para a possibilidade de chuva, intercalada com períodos de Sol, até quinta-feira (11). Não há condição para chuvas generalizadas, elas devem ocorrer com menor intensidade do que nos últimos dias.

COMO FICA O TEMPO?

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o tempo segue instável nesta quarta-feira (10) no Espírito Santo. Há previsão de chuva ao longo do dia em algumas regiões, sendo que, em alguns trechos das regiões Sul e Serrana, as chuvas poderão vir na forma de pancadas com trovoadas. Em todo o Estado, as temperaturas vão variar entre 21 °C e 31 °C.

A quinta-feira (11)  será de variação de nuvens e previsão de chuva em alguns momentos em todo o Espírito Santo. As temperaturas máximas ficam ligeiramente elevadas e na Região Sul os termômetros podem chegar a 33 °C. Nas demais regiões, a máxima não deve passar dos 30 °C.

A semana vai terminar com muito Sol e calor em todo o Espírito Santo. Na sexta-feira (12), o Sol volta a brilhar com mais intensidade. No entanto, a presença a umidade trazida pelos ventos oceânicos provoca chuvas esparsas ao longo do dia por todo o Espírito Santo.

O sábado (13) será de predomínio de Sol no Espírito Santo. Há possibilidade de chuva esparsa em alguns trechos do Estado ao longo do dia, mas temperaturas máximas seguem elevadas.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais