> >
Wizard disse ter recebido missão para "forrar o Brasil" com cloroquina

Wizard disse ter recebido missão para "forrar o Brasil" com cloroquina

Empresário apontado como integrante do "gabinete paralelo" afirmou em entrevista, em maio de 2020, que recebeu missão de Pazuello de acompanhar contratos públicos para a compra de medicamentos

Publicado em 22 de junho de 2021 às 11:23

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
O empresário Carlos Wizard Martins, presidente da rede de ensinos Wizard, a maior franquia do país, com 2 mil franqueados, durante entrevista onde fala sobre a trajetória de sucesso da rede, empreendedorismo, mercado de fraquias, em Campinas (SP).
Empresário Carlos Wizard é investigado pela CPI da Covid. (Jorge Araujo/Folhapress)

Investigado na CPI da Covid por ser membro do chamado "gabinete paralelo" para assessoramento do governo na pandemia, o empresário Carlos Wizard afirmou, em maio de 2020, que recebeu do então ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello a missão de acompanhar contratos públicos para a compra de medicamentos.

Na ocasião, sem cargo público, Wizard disse também que o Brasil seria "forrado" com medicamentos como cloroquina e hidroxicloroquina – sem eficácia comprovada contra a Covid-19. O vídeo com as declarações foi publicado nesta segunda-feira (21) pela revista IstoÉ.

Em entrevista para a revista em uma live, em maio do ano passado, o empresário apresenta Pazuello ao jornalista. "Vou te apresentar o nosso ministro da Saúde, general Pazuello", disse Wizard. E Pazuello cumprimentou o jornalista: "E aí irmão, tudo bem?". Na sequência, começou a comentar sobre os medicamentos. 

"A missão que o general me passou foi de acompanhar os grandes fornecedores, os grandes contratos, porque você sabe que o orçamento do Ministério da Saúde é um dos maiores da União, cerca de R$ 150 bilhões", disse o empresário.

"Logo, logo você vai ver que o Brasil vai ser forrado de medicamentos, na fase ainda inicial do tratamento, cloroquina, hidroxicloroquina, ou seja, alguns fornecedores são nacionais, mas tem muita coisa que não é fabricada no Brasil e dependemos de fornecedores estrangeiros", complementou. 

INVESTIGAÇÃO DA CPI

O grupo majoritário na CPI da Covid, composto por senadores de oposição e independentes, investiga se Wizard é um dos líderes do chamado "gabinete paralelo". O grupo seria responsável por aconselhar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a condução da pandemia. Entre as ações propostas estaria a defesa do tratamento da Covid-19 com medicamentos ineficazes no combate à doença e a imunização da população pelo contágio em massa.

Em depoimento à CPI da Covid em 20 de maio deste ano, Pazuello afirmou que não houve compra de hidroxicloroquina enquanto esteve à frente do Ministério da Sáude. "Não comprei nenhum grama de hidroxicloroquina, não fomentei o uso da hidroxicloroquina. Mandei distribuir tudo o que me foi pedido. Se o Estado pedia, eu tenho, eu entrego."

Wizard deveria ter prestado depoimento no dia 17 de junho ao colegiado, mas não compareceu. O empresário está nos Estados Unidos desde 30 de março. Pediu, sem sucesso, para depor por meio de videochamada. Novo depoimento foi marcado para 30 de junho.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais