> >
PT vai à Justiça para Lula participar de debate por videoconferência

PT vai à Justiça para Lula participar de debate por videoconferência

Partido alega que restrições impostas ao ex-presidente 'desconstroem' a democracia

Publicado em 8 de agosto de 2018 às 18:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O ex-presidente Lula discursa na comemoração do aniversário do PT. (Edilson Dantas/Agência O Globo)

O PT entrou com uma ação na Justiça nesta quarta-feira (8) para tentar fazer com que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, possa participar do primeiro debate entre presidenciáveis, que ocorrerá nesta quinta-feira na TV Bandeirantes. No pedido, o partido pede uma liminar para que Lula possa participar "por meio de videoconferência".

Protocolado no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o mandado de segurança formulado pelos advogados do partido alega que "o cerceamento de liberdade precário ao qual é submetido o ex-presidente Lula não tem a envergadura para lhe afastar sua liberdade de expressão".

Os defensores também argumentam que "as restrições impostas ao candidato do Partido dos Trabalhadores à Presidência da República desconstroem a própria democracia brasileira e o direito da população brasileira de escolher livremente o próximo Presidente da República".

Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em processo relacionado à compra do apartamento triplex no Guarujá.

Este vídeo pode te interessar

Como o debate ocorrerá amanhã, o PT pede que o caso seja analisado com urgência, já que, segundo o partido, a ausência de Lula pode "prejudicar a isonomia entre os candidatos, deixando o povo alijado de ouvir, ao menos, as propostas" do candidato do PT.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais