Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Pesquisa aponta que 8,7% dos adolescentes dizem usar cigarro eletrônico no Brasil
Saúde

Pesquisa aponta que 8,7% dos adolescentes dizem usar cigarro eletrônico no Brasil

A pesquisa mostrou que o uso de cigarros eletrônicos entre meninas (9,8%) é maior que entre meninos (7,7%) e chama a atenção para uma mudança na tendência de queda do consumo de nicotina em geral

Publicado em 17 de Junho de 2025 às 10:11

Agência FolhaPress

Publicado em 

17 jun 2025 às 10:11
jovem fumando vape, cigarro eletrônico
Desde 2009 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a importação, a comercialização e a publicidade dos chamados DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar) Crédito: Shutterstock
Pesquisa divulgada pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) mostra que 8,7% dos adolescentes de 14 a 17 anos relataram ter usado cigarros eletrônicos no último ano. O percentual é bem maior que o dos jovens que afirmaram fumar cigarro convencional (1,7%) e também maior que o dos adultos que disseram usar vape (5,4%).
Com dados de 2022 a 2024, o Terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III) foi feito pela Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad) da Unifesp em parceria com a Ipsos, com financiamento pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. É a primeira vez que cigarros eletrônicos entram no levantamento.
O levantamento ouviu 16.608 pessoas de 14 anos ou mais, de todas as regiões do país. Os participantes receberam a opção de serem encaminhados para tratamento no Hospital São Paulo e no Centro de Atenção Integral em Saúde Mental (CAISM) da Unifesp. A pesquisa mostrou que o uso de cigarros eletrônicos entre meninas (9,8%) é maior que entre meninos (7,7%) e chama a atenção para uma mudança na tendência de queda do consumo de nicotina em geral.
"Hoje a gente tem um índice de consumo invisível, principalmente entre os adolescentes. Agora é que a gente começa a explorar esses dados", acrescentou. "Tivemos uma história maravilhosa de sucesso de políticas públicas, que geraram uma queda vertiginosa no tabagismo, mas esse novo desafio [cigarros eletrônicos] quebrou completamente essa trajetória", disse Clarice Madruga, professora de psiquiatria na Unifesp e coordenadora do levantamento, durante videoconferência para o lançamento da pesquisa.
Para a pesquisadora, "fica óbvia a emergência de investigar, entender e se precaver desse fenômeno". A proibição, ela diz, "não está bastando", já que 53,3% dos adolescentes disseram ter fácil acesso aos vapes. Desde 2009 a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a importação, a comercialização e a publicidade dos chamados DEFs (Dispositivos Eletrônicos para Fumar). Em 2024 a agência decidiu manter a proibição e considerou que não há dados que apontem benefícios com uma eventual regularização do produto.
"A gente sabe que essa é a realidade, principalmente nas grandes cidades. O controle é ruim, principalmente na venda por canais digitais. Esse é o grande desafio", disse Clarice Madruga.
Newsletter Cuide-se Ciência, hábitos e prevenção numa newsletter para a sua saúde e bem-estar *** A pesquisa também mostra que os dispositivos eletrônicos não auxiliaram na diminuição do uso de tabaco tradicional, o que é uma promessa da indústria. Cerca de 78% dos usuários gerais que fazem uso dual (ambas as modalidades) não reduziram o consumo do cigarro. Só 8,9% abandonaram o tradicional.
À Folha de S.Paulo o Ministério da Justiça disse que a Senad (Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e Gestão de Ativos), junto à Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), vai trabalhar de forma urgente para retirar os produtos ilegais de lojas online.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Homem com histórico de violência doméstica é preso em Presidente Kennedy
Acidente entre dois carros na Praia do Canto
Mulher fica ferida após colisão entre dois carros na Praia do Canto
Imagem de destaque
Juíza que foi 'prisioneira pessoal de Hugo Chávez' por quase 10 anos é libertada na Venezuela

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados