> >
Passageiros que ficaram em balão morreram abraçados, diz delegado

Passageiros que ficaram em balão morreram abraçados, diz delegado

Treze pessoas conseguiram sair do balão. Mas antes que as outras oito desembarcassem também, a aeronave voltou a subir de repente

Publicado em 21 de junho de 2025 às 17:00

Um balão caiu na manhã deste sábado (21) em Praia Grande, no sul de Santa Catarina. Informações iniciais são de que o balão levava 22 pessoas

O delegado-geral Ulisses Gabriel, chefe da Polícia Civil de Santa Catarina, confirmou que as pessoas que estavam no balão que caiu em Praia Grande (SC) foram encontradas abraçadas e carbonizadas ainda dentro do cesto da aeronave. Ao todo, o acidente deixou oito mortos, quatro feridas pelo fogo e outras quatro porque saltaram quando o veículo levantou voo. Segundo as autoridades, 13 sobreviveram.

“Dói na alma a cena das pessoas morrendo abraçadas”, lamentou Gabriel, em uma publicação na rede social X. Mais cedo, o delegado contou parte da dinâmica do acidente relatada à Polícia Civil pelo piloto do balão, que sobreviveu.

Conforme as informações preliminares, em meio ao princípio de incêndio no cesto, o balão desceu até perto do chão, quando 13 pessoas conseguiram desembarcar. Antes que as outras oito saíssem também, a aeronave voltou a subir de repente. Quem não conseguiu sair morreu com os ferimentos causados pelo fogo ou pela queda, ao saltar para fugir das chamas.

"O piloto e outras 12 pessoas conseguem sair do balão, mas outras pessoas não conseguem, e, novamente, o balão acaba subindo involuntariamente”, disse Gabriel à Rádio CBN. “A partir daí, quando ele [o balão] está numa certa altura, algumas pessoas acabam pulando desse balão. Quatro pessoas não pularam e acabaram morrendo abraçadas”.

Momento em que balão pegando for no ar começa a despencar em Santa Catarina
Momento em que balão pegando for no ar começa a despencar em Santa Catarina Crédito: Leitor/Instagram/Reprodução

As 13 pessoas que sobreviveram foram levadas a um hospital de Praia Grande, sendo que cinco permanecem em observação, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Vídeos publicados nas redes sociais por testemunhas do acidente mostram o momento em que alguns passageiros saltam do balão, antes de ele despencar em chamas.

O local em que o balão caiu, próximo a um posto de saúde em uma área rural de Praia Grande, segue sob perícia. Segundo informações preliminares da Polícia Civil, o acidente pode ter relação com um maçarico utilizado para iniciar a chama do tanque que esquenta o ar do balão.

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, publicou nota afirmando que “estamos todos consternados com essa tragédia. As equipes seguem prestando todo o apoio necessário às famílias”.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também publicou nota oficial, lamentando as mortes e colocando o governo federal à disposição das autoridades estaduais e municipais.

Em nota, a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) lamentou o acidente e disse cooperar com as autoridades na tentativa de esclarecer os acontecimentos. "Neste momento de dor, nos colocamos à disposição das autoridades competentes para colaborar, dentro dos limites estatutários da nossa atuação, com qualquer informação técnica ou suporte que possa contribuir com os desdobramentos e investigações necessárias", diz o texto. 

Da esquerda para a direita, veja quem são as vítimas: Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann, Andrei Gabriel de Melo, Juliane Jacinta Sawicki e Fábio Luiz Izycki, Leise Herrmann Parizotto e Everaldo da Rocha e Janaina Moreira Soares da Rocha
Da esquerda para a direita, veja quem são as vítimas: Leandro Luzzi, Leane Elizabeth Herrmann, Andrei Gabriel de Melo, Juliane Jacinta Sawicki e Fábio Luiz Izycki, Leise Herrmann Parizotto e Everaldo da Rocha e Janaina Moreira Soares da Rocha Crédito: Acervo Pessoal/Redes Sociais/Montagem

A entidade esclareceu que tem como objetivo fomentar a prática esportiva do balonismo, mas não tem competência para regular ou fiscalizar passeios turísticos em balões de ar quente.

"Neste instante delicado, nos unimos em respeito e sentimento às famílias enlutadas. Que encontrem força para atravessar este momento irreparável. Seguiremos atentos aos desdobramentos do caso e disponíveis para apoiar no que estiver ao nosso alcance, dentro das atribuições que nos cabem legalmente", diz o texto assinado por Johny Alvarez, presidente da confederação. 

O município de Praia Grande, em Santa Catarina, é um dos principais destinos para quem busca passeios turísticos em balões, devido a condições geográficas e meteorológicas favoráveis e à proximidade de cânions de grande beleza cênica. Na região ficam os parques nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral. A cidade vizinha de Torres (RS) é reconhecida como a capital brasileira do balonismo.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais