Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Ministro eleva o tom contra Samarco e diz que 'paciência acabou'
Tragédia de Mariana

Ministro eleva o tom contra Samarco e diz que 'paciência acabou'

Em reunião fora da agenda, Alexandre Silveira cobrou empresa pela reparação ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG)

Publicado em 01 de Junho de 2023 às 10:41

Agência FolhaPress

Publicado em 

01 jun 2023 às 10:41
BRASÍLIA, DF - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, elevou o tom em reunião com o presidente da Samarco, Rodrigo Vilella. O encontro aconteceu na última quinta-feira (25) e não constou da agenda oficial.
Segundo relatos, Silveira afirmou entender que a Samarco é a responsável objetiva pelos danos causados pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG). A empresa é uma joint venture entre a BHP Billiton e a Vale.
Ele criticou a falta de transparência das ações de reparação levadas a cabo pela Fundação Renova, criada para executar esse trabalho, e cobrou a prestação de contas dos R$ 25 bilhões que já teriam sido aplicados na reconstrução das áreas atingidas.
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais
Área afetada pelo rompimento de barragem no distrito de Bento Rodrigues, zona rural de Mariana, em Minas Gerais Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil
Em dado momento, o ministro disse que "a paciência acabou", e pediu mais proatividade para avançar nas negociações do acordo em discussão sob a coordenação do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Silveira argumentou que a inércia da Samarco, definida por ele como irresponsabilidade, pode comprometer ainda mais todo o setor nacional.
O acordo de Mariana, considerado o maior da história, enfrenta entraves para ser concluído, apesar da pressão das vítimas e dos entes federados que devem ser indenizados. Até o final de 2022, as partes já haviam realizado mais de 260 encontros, sem chegar a consenso sobre ações de reparação, valores a serem ressarcidos e prazos para os pagamentos.
Procurada, a Samarco disse que não iria se pronunciar.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Léo Carrareto e família
Léo Carraretto lança 'best seller' em Vitória; veja fotos
Imagem de Nossa Senhora das Neves visita a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição e São Sebastião, em Barra do Itabapoana, distrito de São Francisco de Itabapoana (RJ)
Festa religiosa tradicional no ES une fiéis de dois Estados
Imagem de destaque
Editais e Avisos - 02/08/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados