Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • MEC estuda mudanças no processo de revalidação dos diplomas de Medicina
Mudanças

MEC estuda mudanças no processo de revalidação dos diplomas de Medicina

A secretaria do MEC instituiu grupo de trabalho para estudar as mudanças e a portaria que cria o grupo está publicada no Diário Oficial da União

Publicado em 16 de Maio de 2019 às 11:56

Publicado em 

16 mai 2019 às 11:56
Médico com resultado de exame no computador: telediagnóstico é regulamentado pela nova resolução do Conselho Federal de Medicina Crédito: Shutterstock

A Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação instituiu grupo de trabalho para "realizar estudo diagnóstico do processo de revalidação dos diplomas de graduação em Medicina, bem como a repercussão regulatória de seus resultados" e também para "apresentar proposta de aperfeiçoamento e racionalização dos procedimentos, mecanismos e instrumentos de avaliação". O grupo terá 60 dias para concluir o relatório final dos trabalhos, que deverá ser entregue ao ministro da Educação.

A portaria que cria o grupo está publicada no Diário Oficial da União (DOU). Segundo o documento, a equipe será formada por representantes da própria Secretaria de Educação Superior do MEC, do Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Conselho Federal de Medicina.

Hoje, o diploma de graduação em Medicina precisa ser revalidado por universidade brasileira pública para ter validade nacional. Existe ainda o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira, o Revalida, obrigatório para médicos estrangeiros e brasileiros que se graduaram em outro país e querem exercer a profissão no Brasil. A prova é aplicada pelo Inep, mas a revalidação é de responsabilidade de Instituições de Educação Superior regularmente credenciadas e mantidas pelo Poder Público.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Polícia encontra placas de trânsito em ferro-velho em São Mateus
Polícia encontra placas de trânsito em ferro-velho em São Mateus
Trecho da BR 101 em Fundão vai ser interditado nesta terça (03)
BR 101 será totalmente interditada por duas horas para obras em Fundão
concentração; relaxamento; meditação
Como treinar a capacidade de concentração na era digital

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.