> >
Governo retira do ar vídeo em que Roberto Alvim usa frase de nazista

Governo retira do ar vídeo em que Roberto Alvim usa frase de nazista

Secretário exonerado da Cultura disse frase semelhante à de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista de Hitler

Publicado em 17 de janeiro de 2020 às 16:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Roberto Alvim foi exonerado do cargo de secretário de Cultura. (Reprodução/Twitter)

Em publicação nas redes sociais, a Secretaria Especial da Cultura do governo federal informou que retirou o vídeo de divulgação do Prêmio Nacional das Artes do site institucional e de seus perfis nas redes sociais. No vídeo, o secretário Roberto Alvim citou textualmente trechos de um discurso do ideólogo e ministro da Propaganda da Alemanha nazista Joseph Goebbels.

secretário foi exonerado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) após a repercussão negativa do vídeo. No vídeo, o Alvim disse a seguinte frase: "A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada".

Já Goebbels em um pronunciamento para diretores de teatro afirmou: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada". A frase consta no livro "Goebbels: a Biography", de Peter Longerich.

Segundo a Secretaria Especial da Cultura, o vídeo foi tirado do ar "em respeito a todos os cidadãos que se sentiram ofendidos com o conteúdo gravado pelo ex-secretário Roberto Alvim".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais