> >
Em dois dias, 88 mil recebem vacina da Janssen na cidade de São Paulo

Em dois dias, 88 mil recebem vacina da Janssen na cidade de São Paulo

Segundo dados da Prefeitura, oito em cada dez pessoas de 44 anos a 46 anos foram vacinadas com o imunizante de dose única na capital paulista

Publicado em 30 de junho de 2021 às 18:13

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Vacina contra covid-19 da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson
Vacina contra covid-19 da Janssen, empresa farmacêutica da Johnson & Johnson. (Divulgação/Sesa)

Dos 112.020 moradores da cidade de São Paulo vacinados contra a Covid-19 entre segunda-feira (28) e terça-feira (29), 88.298 receberam o imunizante da Janssen, segundo dados da Prefeitura de São Paulo.

Com isso, 78,83% das pessoas de 44 anos a 46 anos, faixa etária atendida nos primeiros dois dias da semana, receberam a vacina "queridinha da vez".

No total, o município recebeu 114 mil doses da Janssen no fim de semana passado. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, deste primeiro lote, 14 mil vacinas da empresa norte-americana seriam aplicadas em moradores de rua.

A vacina da Janssen foi o primeiro a ser aprovada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o regime de imunização de apenas uma dose. O Brasil já recebeu 3 milhões de doses do imunizante, divididos em três lotes. A autorização temporária para uso emergencial da vacina contra a Covid-19 foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 31 de março. No estado de São Paulo, a cidade de São Caetano do Sul (ABC) foi a primeira a usar o imunizante.

Em visita a cinco pontos de vacinação da cidade de São Paulo na manhã da segunda (28), quando teve início a imunização de pessoas de 46 anos, a reportagem constatou que, ante a falta da vacina da Jansssen, alguns lamentavam, viravam costas e iam embora. Uma dessas pessoas contou que rejeitou até o imunizante da Pfizer, vacina mais requisitada até semana passada.

Nesta quarta-feira teve início a vacinação de pessoas de 42 anos a 43 anos. Essa faixa etária será atendida até esta quinta-feira (1º), quando são aguardadas 266 mil pessoas nos postos de imunização.

Em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes nesta quarta (30), o governador João Doria (PSDB) afirmou que aguarda o envio, pelo governo federal, de mais doses do imunizante da Janssen da doação feita pelos Estados Unidos de 3 milhões de doses.

"Temos pressa e pedimos ao governo federal a imediata liberação de 678 mil vacinas da Janssen para a população do estado de São Paulo que estão estocadas no galpão do ministério da Saúde desde o dia 25 de junho", afirmou.

Dados da Prefeitura de São Paulo, gestão Ricardo Nunes (MDB), indicam que a cobertura vacinal na capital atingiu 55,89% das pessoas acima de 18 anos. O índice é maior do que a média do estado citada por Doria nesta quarta, de 53%.

Números divulgados pelo governo estadual por volta das 17h20 desta quarta mostram que São Paulo já aplicou 25,6 milhões de doses. A AstraZeneca é a vacina mais usada contra o novo coronavírus, com 46,89% do total (11,5 milhões de doses), seguido por Coronavac, com 44,86% (cerca de 11 milhões de doses), e pela Pfizer, com 8,4% (pouco mais de 2 milhões de doses).

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais