> >
Bolsonaro cresce três pontos e aparece com 35%; Haddad tem 22%

Bolsonaro cresce três pontos e aparece com 35%; Haddad tem 22%

Candidato do PSL manteve a liderança em levantamento do Datafolha; Ciro Gomes segue em terceiro, com 11%

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 22:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Jair Bolsonaro e Fernando Haddad. (Agência Brasil / AE )

A penúltima pesquisa Datafolha do primeiro turno das eleições presidenciais mostrou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) avançou para 35% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) aparece em segundo, com 22%. Ciro Gomes (PDT) tem 11%, e Geraldo Alckmin (PSDB), 8%.

Na pesquisa anterior, divulgada no dia 2, Bolsonaro tinha 32% das intenções de voto. Ele cresceu, portanto, três pontos percentuais na pesquisa. Já Haddad havia registrado 21% e agora oscilou um ponto.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, Bolsonaro aparece com 39% das intenções de voto, à frente de Haddad, com 25%. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um voto.

O Datafolha simulou cenários para o segundo turno. O confronto entre Bolsonaro e Haddad mostra um empate técnico, com vantagem numérica para o candidato do PSL: 44% a 43%. Ciro Gomes é o único com vantagem mais folgada em relação ao capitão: venceria por 48% a 42%.

Os dois líderes da corrida presidencial mantiveram altas taxas de rejeição. Segundo a sondagem, 45% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, o mesmo percentual apontado na divulgação anterior. A taxa de Haddad é de 40%, um ponto percentual a menos que o do levantamento anterior.

O Datafolha ouviu 10.930 eleitores em 389 municípios entre os dias 3 e 4 de outubro. A margem de erro é dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-2581/2018. O levantamento foi contratado pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pela TV Globo. 

 

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais