Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Aprovação e desaprovação de Lula empatam após tarifaço de Trump, mostra pesquisa
Popularidade

Aprovação e desaprovação de Lula empatam após tarifaço de Trump, mostra pesquisa

De acordo com a mostra, a aprovação do atual presidente saiu de 47,3% em junho deste ano para 49,9% em julho, o maior porcentual registrado neste ano

Publicado em 15 de Julho de 2025 às 18:08

Publicado em 

15 jul 2025 às 18:08
Candidatos à Presidência: Lula e Bolsonaro
Presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro Crédito: Agência Estado
A reação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros, teve efeito positivo na avaliação do petista, segundo pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 15.
De acordo com a mostra, a sua aprovação saiu de 47,3% em junho deste ano para 49,9% em julho, o maior porcentual registrado neste ano. Com relação a desaprovação, houve queda de 1,5 ponto percentual, saindo de 51,8% no mês passado para 50,3% em julho.
Foram entrevistadas para a pesquisa 2.841 pessoas, em questionários on-line. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
No último dia 9, Trump anunciou a sobretaxa de produtos importados do Brasil. A decisão foi justificada por ele, principalmente, como resposta ao tratamento dado pelo Brasil ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra empresas americanas de tecnologia.
"O modo como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado no mundo, é uma desgraça internacional", disse Trump. "Esse julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma caça às bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!", escreveu.
A pesquisa mostrou que para 40,9% dos entrevistados, o tarifaço teve como principal motivação a participação do Brasil no Brics. Já 36,9% apontam que a motivação para a taxação é a atuação da família Bolsonaro com o presidente norte-americano.
Na mostra, 16,8% disseram que foram as decisões tomadas pelo Supremo, sobretudo com relação às redes sociais.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Oportunidades para eletricistas nas agências do Sine
EDP abre vagas em cursos de graça para formação de eletricistas em Linhares
Carta da Marinha do Brasil com a previsão de chuvas desta quarta-feira (29); meteorologistas apontam atuação conjunta de frente fria, baixa pressão e corredor de umidade
El Niño é um dos causadores do vendaval, mas não o único fator, dizem meteorologistas
Projeção da quinta faixa da segunda ponte
Governo do ES assume gestão da Segunda Ponte, e obras da 5ª faixa começam nesta sexta (31)

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados