Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Acidente de avião mata piloto, renomado arquiteto chinês e dois cineastas brasileiros
Mato Grosso do Sul

Acidente de avião mata piloto, renomado arquiteto chinês e dois cineastas brasileiros

Força aérea investiga queda, que aconteceu na noite de terça-feira (23). Após acidente aéreo, equipe realiza coleta de dados

Publicado em 24 de Setembro de 2025 às 09:31

Agência FolhaPress

Publicado em 

24 set 2025 às 09:31
Avião cai e mata quatro pessoas em Aquidauana, no Pantanal de MS
Avião cai e mata quatro pessoas em Aquidauana, no Pantanal de MS Crédito: Polícia Civil-MS
Um avião caiu na noite desta terça-feira (23) e deixou quatro mortos em Aquidauana, cidade localizada no Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal. Entre as vítimas, está o arquiteto chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores arquitetos do mundo.
A informação da morte de Yu foi confirmada pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil). Ele é idealizador do conceito de cidades-esponja, técnica que usa a vegetação e o desenho de canais hídricos para revitalizar paisagens urbanas e evitar eventos extremos.
O arquiteto chinês Kongjian Yu está entre as vítimas da queda da aeronave no Mato Grosso do Sul
O arquiteto chinês Kongjian Yu está entre as vítimas da queda da aeronave no Mato Grosso do Sul Crédito: Divulgação
Ele esteve presente na abertura da Bienal de São Paulo, onde exibe projetos baseados no conceito de cidades-esponja. 
Além do arquiteto, morreram também o documentarista Luiz Ferraz, que produziu o documentário "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia", que trata sobre o acidente aéreo que matou jogadores, comissão técnica da Chapecoense e jornalistas em novembro de 2016 e foi indicada ao Emmy Internacional.
O documentarista Luiz Ferraz está entre as vítimas
O documentarista Luiz Ferraz está entre as vítimas Crédito: Academia Brasileira de Cinema
Entre as vítimas também está o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. A informação das mortes foi confirmada pela Olé Produções. "A família lamenta profundamente o ocorrido e agradece as inúmeras mensagens de carinho e solidariedade recebidas neste momento de dor", diz a empresa.
Cineasta Rubens Crispim
Cineasta Rubens Crispim Crédito: Arquivo pessoal

Piloto também morreu

Segundo o site G1, o piloto e proprietário da aeronave foi identificado como Marcelo Pereira de Barros. ele prestava o serviço de táxi aéreo e morava em Aquidauana. Marcelo deixa dois filhos.
Marcelo Pereira de Barros, piloto do avião que caiu com arquiteto e cineastas em MS
Marcelo Pereira de Barros, piloto do avião que caiu com arquiteto e cineastas em MS Crédito: Reprodução/Redes sociais
De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos foram contatados para realizar ação inicial no acidente que envolve a queda de uma aeronave de matrícula PT-BAN.

Veja lista das vítimas

  • Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave;
  • Kongjian Yu, chinês considerado um dos maiores arquitetos do mundo;
  • Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta documentarista;
  • Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Carteira de trabalho digital
Dia do Trabalho: modernização da legislação exige atenção
Imagem de destaque
Horóscopo semanal: previsões dos signos de 04 a 10 de maio de 2026
Roteiro em Nova Almeida e Fundão é uma ótima opção de passeio no ES
Roteiro de passeios para o feriadão na Grande Vitória

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados