> >
A onda de lama fazia tremer o chão, o capim e a gente, diz sobrevivente

A onda de lama fazia tremer o chão, o capim e a gente, diz sobrevivente

Cássia Oliveira Silva morava em um sitio e a onda de lama passou a poucos passos da sua casa

Publicado em 26 de janeiro de 2019 às 23:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Estragos provocados pelo rompimento de uma barragem da mineradora Vale em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), na manhã deste sábado (26). Nove pessoas morreram e entre 300 e 350 estão desaparecidas. O governo do estado decretou lutou de 3 dias. O rompimento ocorreu no início da tarde de sexta-feira (25), na Mina Feijão. A Vale informou que uma barragem rompeu e fez outra transbordar. Um mar de lama destruiu casas da região. (FERNANDO MORENO/FUTURA PRESS)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Cássia Oliveira Silva morava em um sitio e a onda de lama passou a poucos passos da sua casa. Os fundos de seu terreno terminam no Córrego do Feijão, no vale por onde a lama desceu, levando consigo a horta e um pequeno pasto onde estavam um cavalo e uma vaca.

A casa ficou de pé, mas tudo em volta agora é barro. Em frente à residência, um morrote serviu de abrigo para a família composta por três crianças, entre sete e dez anos, sobrinhas de Cássia, e sua mãe, uma idosa com problemas na bacia e dificuldades para caminhar.

O sítio está a uma distância da barragem de rejeitos que foi suficiente para que ela fosse avisada do rompimento com alguma antecedência. Recebeu o aviso por telefone, de uma vizinha, e correu para cima do morro com a família sem levar pertences, de onde viu a onda de lama passar.

"Primeiro, levantou um poeirão. Depois foi quebrando tudo, fazendo um barulho que entrava pelo ouvido, pelo peito e pela barriga. Fazia tremer tudo, o chão, o capim e a gente", disse Cássia, que aguardava com a família o ônibus que as levaria para um hotel em Brumadinho.

Este vídeo pode te interessar

A casa está na área de maior risco, chamada de zona vermelha pelos bombeiros, em caso de rompimento das demais barragens que ainda persistem no Córrego do Feijão.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais