Autor(a) Convidado(a)
É diretor geral do Centro Educacional Leonardo da Vinci

Acesso à educação – presencial, remota ou híbrida – é essencial

Nosso desejo é que todos os desafios que escolas, alunos, pais e professores têm enfrentado nutram em nós ainda mais amor pelo ensino e aprendizagem

  • Mário Broetto É diretor geral do Centro Educacional Leonardo da Vinci
Publicado em 24/05/2021 às 14h00
Educação, escola, ensino
Papel da escola está para além do pedagógico e dos conteúdos. Crédito: Pixabay

De acordo com diferentes dicionários, o termo "essencial" diz respeito ao que constitui o mais básico ou importante. Quando pensamos especificamente em crianças e adolescentes, entre outros aspectos muito ligados à criação dentro das famílias, nada pode ser mais essencial do que a educação.

Isso porque há muito já se sabe que o papel dela e da escola está para além do pedagógico, dos conteúdos e da formação profissional, todas essas questões também de grande relevância. Precisamos lembrar que, a médio e longo prazos, passa também pela educação o enfrentamento a diversos desafios mundiais como o combate à pobreza, o crescimento da economia, a promoção da saúde, a redução da violência, a conscientização sobre o meio ambiente, o aumento da felicidade, o fortalecimento da democracia, a difusão da justiça social, o exercício da cidadania, o acesso a direitos e a compreensão do mundo de forma mais tolerante.

E se olharmos para o curto prazo, os benefícios não são menores. Ter acesso à educação, presencial, remota ou híbrida, conforme as possibilidades de cada momento e cenário, já que vivemos em uma pandemia, ainda agrega ganhos imediatos relacionados à saúde e à integridade física e mental dos alunos à medida em que eles são acompanhados diariamente, estimulados a se movimentarem, interagirem, produzirem intelectualmente e criarem vínculos e propósitos de vida.

Diante disso, valorizá-la todos os dias, de forma insistente e destemida – ainda que ela precise acontecer a distância por um período, ainda que isso limite toda a sua potencialidade de transformação, ainda que o ficar diante de telas não seja exatamente tão adequado, ainda que o recreio seja sem a descontração dos amigos, ainda que o sinal da internet falhe, ainda que o professor não tenha a desenvoltura de um youtuber –, é papel de cada cidadão que espera e faz dias melhores. Nosso desejo é que todos os desafios que escolas, alunos, pais e professores têm enfrentado nutram em nós ainda mais amor pela educação, porque ela é essencial ao mundo.

Este texto não traduz, necessariamente, a opinião de A Gazeta.

A Gazeta integra o

Saiba mais

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta.

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espirito Santo.