A Gazeta - Agora

Sistema de alerta para riscos climáticos começa a funcionar no ES já em dezembro

Publicado em 29/11/2024 às 08h06
×
!

Encontrou algum erro?

Nos ajude a fazer um jornalismo cada vez melhor!

Preencha os campos abaixo para nos informar sobre qualquer erro de digitação, gramática ou informação nos nossos conteúdos. Assim que recebermos seu alerta, nossa equipe vai revisar e corrigir o mais rápido possível. Agradecemos muito pela sua colaboração!

Alerta chegará como uma notificação aos moradores em área de risco no Espírito Santo
Alerta chegará como uma notificação aos moradores em área de risco no Espírito Santo Crédito: Defesa Civil ES

Espírito Santo está prestes a implementar o Defesa Civil Alerta, ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para o envio de alertas de emergência. A adoção do sistema no Estado é de responsabilidade da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES). O sistema foi lançado em agosto e, a partir de 4 de dezembro, será ampliado para os Estados das regiões Sul e Sudeste. O objetivo é que as mensagens impactem o máximo de pessoas presentes na área onde ocorre o evento extremo, para que, ao serem alertadas, tomem as providências necessárias para preservar a própria segurança e de sua família.

A data vai marcar o início do uso da ferramenta. Os preparativos para a ampliação do sistema passaram por uma série de testes. No Espírito Santo, o teste foi realizado no dia 10 de agosto, e a cidade escolhida foi Cachoeiro de Itapemirim.

O que você precisa saber sobre o sistema de alertas:

  • O aviso chega em formato de pop up, como uma notificação, com uma mensagem de texto informando o local, o tipo de emergência e orientações
  • O alerta se sobrepõe a qualquer conteúdo que esteja na tela do celular. Se o usuário estiver navegando pelas redes sociais, por exemplo, terá a atividade interrompida pela mensagem
  • Não será necessário fazer cadastro prévio, nem fazer download de aplicativo
  • A mensagem chegará para todos os aparelhos de telefonia móvel conectados às torres de telefonia da área considerada em risco emergencial
  • Para que os telefones recebam os alertas, é necessário que o aparelho esteja conectado à rede móvel local
  • Aparelhos em modo avião ou desligados não receberão a notificação. Devido à tecnologia utilizada, aparelhos fabricados até 2020 poderão, ou não, receber o alerta.

O Defesa Civil Alerta funcionará de forma integrada aos recursos já utilizados pelo Sistema Alerta!ES, sendo mais um canal de informação para pessoas que estejam em locais de risco, avisando e orientando sobre riscos iminentes de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.

Entre no canal Entrar no nosso canal do WhatsApp