Primeira morte por dengue no ES em 2025 é confirmada em Anchieta

A Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirmou, nesta terça-feira (20), a primeira morte por dengue registrada em 2025. O idoso de 69 anos, morador de Anchieta, no Sul do Espírito Santo, morreu em 19 de abril e a doença foi diagnosticada por exame de biologia molecular (RT-PCR), realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen).
Segundo a Sesa, o idoso tinha diabetes. Por meio das investigações epidemiológicas foi descoberto que o paciente havia viajado para o Rio de Janeiro e retornado para casa com sintomas da dengue, como febre, cefaleia, mialgia, dor nos olhos ocular e náusea.
O subsecretário de Estado da Saúde, Orlei Cardoso, informou que, após quatro dias de retorno para sua residência, o idoso evoluiu com sinais de gravidade, incluindo dor abdominal intensa, desconforto respiratório, entre outros sintomas. “Mesmo estando em período considerado frio e de redução de casos, não podemos abaixar a guarda em relação ao Aedes aegypti”, afirmou o subsecretário.