A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

PM apreende espingardas em esconderijo embaixo de galinheiro no ES

Publicado em 31/01/2026 às 09h33
Armas apreendidas em Pedro Canário na noite de sexta-feira (30)
Armas e munições foram apreendidas em residência de Pedro Canário Crédito: PMES/Divulgação

A Polícia Militar (PM) realizou a apreensão de dez armas de fogo em Pedro Canário, no Norte do Espírito Santo, na noite de sexta-feira (30). A ocorrência começou quando militares receberam informações de disparos na região de Água Preta, zona rural do município. Ao chegar no local indicado, policiais tentaram contato com moradores da residência. As portas estavam abertas, mas não havia ninguém.

Na parte de fora da casa, foi encontrado um rifle com duas munições. No chão, próximo ao local, foi encontrada uma cápsula utilizada, confirmando a denúncia de disparos de arma de fogo. Os militares continuaram as buscas e, dentro da casa, encontraram duas espingardas e oito canos, possivelmente utilizados para fabricação de armas artesanais, de acordo com a PM. Também havia uma luneta, uma caixa de chumbo e outra de chumbinho na residência. 

Dando continuidade às buscas, os policiais encontraram um esconderijo subterrâneo, escavado embaixo de um galinheiro, onde encontraram três espingardas, sete canos, dois frascos contendo pólvora branca, 71 cápsulas deflagradas de diversos calibres, uma caixa contendo esferas de chumbo; quatro canos calibre .32; três munições intactas de espingarda calibre .32; e uma luneta com lanterna acoplada.

Em uma casa em construção nos fundos da propriedade, foi encontrado um torno mecânico, que, segundo os militares, provavelmente era utilizado para a fabricação e manutenção de armas de fogo, além da confecção de cartuchos. Também foram encontrados outros maquinários relacionados a essa atividade. A polícia informa que não foi possível realizar a remoção e o transporte desses maquinários, por conta do tamanho, peso e da fixação ao solo. No entanto, registrou fotografias, permanecendo no local à disposição da autoridade competente.

Sobre a bancada de trabalho, foram encontradas três espingardas; duas espingardas desmontadas, de calibre não identificado; dois canos; uma munição calibre .38 intacta; uma caixa de chumbinho; uma caixa de chumbo; e duas lunetas. Todo o material foi apreendido e encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) local para as providências cabíveis.

Publicidade