A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Indígenas fecham parte da ES 010 em Aracruz em protesto contra marco temporal

Publicado em 30/08/2023 às 08h42
(Rodovia segue no sistema pare e siga)
(Rodovia segue no sistema pare e siga) Crédito: (Reprodução/Redes Sociais)

Um protesto realizado por indígenas interdita parcialmente a ES 010, na entrada da Aldeia Boa Esperança, em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (30). Segundo a Polícia Militar, o trânsito está no sistema pare e siga, e o fluxo de veículos é liberado a cada 20 minutos.

O Cacique Toninho, da Aldeia de Comboios, está no local e disse que os povos indígenas estão reunidos para acompanhar o julgamento do marco temporal de terras indígenas, que será retomado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira.

"Queremos mostrar para a sociedade, e pressionar a Justiça, demonstrando que somos contra o marco temporal. Não tem que ser do jeito que eles querem", comentou o cacique. Toninho disse que o grupo deve permanecer na rodovia até as 17h desta quarta. 

O caso, sob análise dos ministros do STF, pode ter impacto no tema de demarcação de territórios de todo o país. A ação julgada é de disputa de terras em Santa Catarina, que pode ter repercussão geral e valer para outros semelhantes, em jurisprudência.                       

As manifestações também são contra o Projeto de Lei (PL) 490 do Marco Temporal, aprovado na Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 31 de maio, e avançou para o Senado. O PL determina que somente serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

  

  • Link copiado
Publicidade