Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Em Linhares

Hospital Rio Doce comunica fechamento de maternidade e Sesa instaura auditoria

Publicado em

02 out 2025 às 17:13
Hospital Rio Doce passa a atender exclusivamente os pacientes do SUS
Hospital Rio Doce, em Linhares, comunicou o fechamento da maternidade Crédito: Divulgação
O Hospital Rio Doce comunicou, nesta quinta-feira (2), o fechamento da área de maternidade da unidade em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Segundo o hospital, os atendimentos serão suspensos a partir das 19h de sexta-feira (3), por tempo indeterminado. De acordo com a instituição, os repasses do Ministério da Saúde cobrem apenas parte dos custos, o que teria gerado um déficit financeiro que inviabilizou a continuidade do serviço.
"O motivo é a falta de médicos plantonistas, causada pela atual e grave dificuldade financeira enfrentada pela instituição. Os repasses do Ministério da Saúde cobrem apenas cerca de 60% dos custos reais dos atendimentos. Gestantes já internadas continuarão recebendo atendimento normalmente até a alta hospitalar. Gestantes que precisarem de assistência obstétrica devem procurar a rede pública municipal (Unidades Básicas de Saúde e Hospital Geral de Linhares). Gestantes com convênio devem buscar informações diretamente com o plano de saúde", informou o hospital. 
Após o anúncio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que não foi comunicada previamente da decisão. A pasta garantiu que os pagamentos estão em dia e informou que vai instaurar uma auditoria para apurar a gestão da unidade. Além disso, a Sesa disse que vai adotar medidas legais contra a Fundação responsável e já prepara um plano emergencial para assegurar atendimento às gestantes da região.
"A Sesa deixa claro que a atitude do hospital não ficará sem responsabilização. Serão instauradas auditorias rigorosas sobre a gestão da Fundação Beneficente Rio Doce, além da adoção de medidas legais cabíveis, incluindo representação junto ao Ministério Público e denúncia criminal do corpo diretor da Fundação pela interrupção abrupta de um serviço essencial, colocando em risco a vida da população", informou a pasta.
Após o comunicado da Sesa, a reportagem de A Gazeta voltou a questionar o hospital. A unidade disse que "desde o início do ano tem comunicado de forma transparente aos órgãos competentes, incluindo a Sesa, sobre a realidade crítica da situação financeira, que hoje inviabiliza o pleno funcionamento da maternidade. Reiteramos que todos os órgãos competentes foram oficialmente notificados sobre a necessidade de paralisação motivada pela impossibilidade de manter a equipe médica necessária para os atendimentos com segurança e qualidade".
Neste sábado (4), o hospital enviou uma nota atualizada, informando que na noite de sexta-feira (3) foram recebidos na unidade os subsecretários de Saúde do Estado, Gleikson Barbosa e Heber de Souza Lauar, juntamente do secretário Municipal de Saúde, Alexandre Marim Vieira. " O encontro com a diretoria e membros do Conselho do Hospital teve como propósito alinhar estratégias e buscar as melhores soluções para a manutenção dos atendimentos da nossa maternidade, garantindo assistência qualificada e segura às gestantes de toda a região", informou.
Link copiado com sucesso

Adrielle Mariana

Adrielle Mariana
Em Timbuí

Carro capota e outro cai em ribanceira em acidente na BR 101; quatro ficam feridos

Caroline Freitas

Caroline Freitas
Trânsito

Homem morre e outra pessoa fica ferida em acidente na BR 101 em Cachoeiro

Link copiado com sucesso

Pedro Nunes

Pedro Nunes
Acidente

Motorista morre após carreta tombar na ES 137, em Ponto Belo

Link copiado com sucesso

Ana Muniz

Ana Muniz
Trânsito

Bloco de granito se desprende de carreta na ES 166; motorista fica ferido

Link copiado com sucesso

Pedro Nunes

Pedro Nunes
Acidente

Mulher é atropelada por moto em cruzamento de avenidas de Vitória

Tiago Taam

Tiago Taam
Região Serrana

Incêndio atinge bar no Centro de Afonso Cláudio; veja imagens

Link copiado com sucesso

Beatriz Caliman

Beatriz Caliman
Acumulou de novo

Bolão feito no ES bate "na trave" e leva mais de R$ 90 mil na quina da Mega-Sena

Redação de A Gazeta

Redação de A Gazeta
Trânsito

Colisão entre duas carretas interdita trecho da BR 101 em Mimoso do Sul

Link copiado com sucesso

Pedro Nunes

Pedro Nunes
Perseguição policial

Motorista com sinais de embriaguez foge da Guarda com filho de 10 anos no carro

Link copiado com sucesso

Pedro Nunes

Pedro Nunes
Polícia

Carne roubada na Serra é encontrada até em restaurante; três são presos

Link copiado com sucesso

Estefany Benachio

Estagiária / [email protected]
Estefany Benachio

RECOMENDADO PARA VOCÊ

Monitoramento das tornozeleiras eletrônicas da Sejus

Mulher Segura: veja como funciona o monitoramento que alerta vítima sobre agressor no ES

Treinar a escrita, revisar erros e aprimorar a argumentação são passos importantes para buscar a nota mil na redação do Enem

Enem 2026: reta final tem aulões gratuitos já neste fim de semana; veja como participar

Rafael de Brito Chaves tinha 26 anos e fazia a segurança no local. Ele morreu após ser atingido no tórax

Falha técnica faz júri por morte de segurança no ES recomeçar do zero

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.