A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Governador do ES assina acordo nos EUA para obra de estação de água de reúso

Publicado em 14/05/2024 às 15h02

Em viagem a Nova York, nos Estados Unidos, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), assinou, na segunda-feira (13), a ordem de serviço para a construção, operação e manutenção de uma estação de tratamento de efluentes sanitários e fornecimento de água de reúso, que ficará localizada em Vitória.

A Estação de Produção de Água de Reúso (Epar) terá capacidade de transformar 300 litros por segundo (l/s) de esgoto sanitário em água de reúso para fins industriais. A empresa vencedora do leilão, realizado pela B3, em São Paulo, foi o consórcio multinacional GS Inima, e o acordo firmado entre o governo do Estado, por meio da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan). O investimento está estimado em R$ 240 milhões, e a empresa começará a operar daqui a 24 meses. No acordo, a ArcelorMittal Tubarão se compromete a adquirir o volume de 200 l/s, dois terços da capacidade da estação. 

A ordem de serviço foi assinada durante o painel ES Day, que faz parte da programação da edição internacional do evento Brazilian Regional Markets (BRM), promovido pela Apex e EQI Investimento. "O esgoto vai virar água para ser utilizado para resfriar o sistema industrial da empresa siderúrgica. Isso significa mais segurança hídrica, pois você afasta a necessidade da utilização da água dos mananciais no processo industrial, deixando esse recurso para os consumidores residenciais”, disse Casagrande, na solenidade.

Publicidade