'Espalhamento de Mie' deixa céu de Linhares na cor violeta; entenda

Quem olhou para o céu no amanhecer desta sexta-feira (13) em Linhares, no Norte do Espírito Santo, ainda antes das 6h, teve a chance de ver uma beleza de cores em tom avermelhado e com nuances em violeta. Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), se trata de um fenômeno meteorológico conhecido como “Espalhamento de Mie”.
Conforme a Coordenação de Meteorologia do Incaper, ocorre um efeito óptico, principalmente durante o nascer ou o pôr do sol, quando a luz solar interage com partículas suspensas na camada baixa da atmosfera, espalhando-se em comprimentos de onda que variam entre o vermelho e o laranja. O “Espalhamento de Mie” tem esse nome em homenagem ao físico alemão Gustav Mie, que em 1908 desenvolveu equações para explicar como as ondas eletromagnéticas, como a luz, interagem com partículas esféricas na atmosfera.
“O céu colorido de Linhares nesta manhã foi um espetáculo da física atmosférica, resultado da interação entre a luz solar e as partículas presentes no ar”, finalizou o Incaper, em nota.
