A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Decisão garante que alunos não se desloquem cerca de 40km para estudar em Afonso Cláudio

Publicado em 09/01/2026 às 16h46

A Justiça decidiu manter as atividades das Escolas Municipais de Educação Fundamental (EMEF) Fazenda Carlos Hackbart e Alto Santa Joana, localizadas na zona rural de Afonso Cláudio, na Região Serrana do Espírito Santo. A decisão liminar, obtida pelo Ministério Público estadual, também garante a oferta de matrículas para o próximo ano letivo.

Segundo o MPES, as ações foram motivadas pela mobilização da comunidade contra o fechamento das escolas. O município pretendia encerrar as atividades das unidades, mas não apresentou justificativa técnica ou diagnóstico dos impactos causados pela decisão. Caso fossem remanejados, os alunos iriam para uma escola localizada a mais de 40km de distância. 

O órgão considerou ainda a proximidade do início do ano letivo, a possibilidade de danos pedagógicos causados pela transferência dos alunos e o risco de aumento da evasão escolar. Em caso de descumprimento das decisões, será aplicada multa diária de R$ 5 mil, limitada ao valor máximo de R$ 200 mil.

A reportagem procurou a Prefeitura de Afonso Cláudio para comentar sobre a decisão do MPES. O espaço segue aberto para um posicionamento. 

Publicidade