A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Conhecida por outro nome, famosa avenida de Vila Velha recebe ajuste no endereço

Atualizado em 06/10/2025 às 17h28
Obras de tamponamento do Canal da Costa
A avenida é um importante corredor da cidade e corta quatro bairros: Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã e Praia da Costa Crédito: Fernando Madeira

Uma das avenidas mais movimentadas de Vila Velha ganhou um ajuste no nome oficial desde a última sexta-feira (3). A grafia da Avenida Doutor Olívio de Andrade Lyra, conhecida como Avenida Carioca e que faz ligação com a Terceira Ponte, recebeu um reparo ortográfico. A via estava registrada com o sobrenome "Lira", escrito de modo diferente da grafia do personagem que dá nome ao endereço, que é com a letra "y" e não com "i", o que foi corrigido. A avenida é um importante corredor da cidade e corta quatro bairros: Centro, Divino Espírito Santo, Itapuã e Praia da Costa.

A mudança foi proposta em projeto de lei do vereador George Alves (Podemos/ES) e sancionada pelo prefeito Arnaldinho Borgo (sem partido). Nas redes sociais de A Gazeta, o vereador informou:

"Só para esclarecer: não estamos mudando substancialmente o nome da rua, apenas fazendo uma correção em relação ao nome anterior que estava com a grafia errada no sobrenome. O Lira estava escrito com a letra "i", quando na verdade é com "y". Esse foi um pedido da família e que nós acatamos com sensibilidade. O nome é um dos direitos da personalidade e como tal merece que seja prestado de forma escorreita. Essa não é apenas uma correção formal, mas um reconhecimento à identidade e história de um homem que colaborou para o fortalecimento da justiça na nossa cidade", publicou George Alves.

CORREÇÃO | A versão anterior desta reportagem dizia, equivocadamente, que a avenida havia mudado de nome na última sexta-feira (3). Na verdade, foi feito um ajuste no registro da lei que nomeia oficialmente a até hoje conhecida como "Avenida Carioca". O nome legal do endereço é Avenida Doutor Olívio de Andrade Lyra, que tem este nome há 25 anos. Com o "Y" no lugar certo, o texto e o título foram corrigidos.

Publicidade