A Gazeta - Agora

Filtros:
Publicado em 7 de maio de 2025 às 16:24

Agricultor é preso por suspeita de 'gato de energia' em fazenda de Vila Valério

  • Link copiado
Viu algum erro?
Agricultor é preso suspeito de furto de energia em fazenda de Vila Valério
Imagens da operação que prendeu agricultor Crédito: EDP / Polícia Civil / Montagem A Gazeta

Um agricultor de 70 anos foi levado à delegacia após técnicos de uma concessionária de energia e peritos da Polícia Científica flagrarem um furto de energia elétrica, nesta quarta-feira (7), em uma propriedade rural no Córrego Paraju, em Vila Valério, no Noroeste do Espírito Santo. De acordo com a EDP, "foram identificadas duas irregularidades: uma ligação direta e uma fraude no medidor de energia".

A concessionária responsável pela distribuição de energia na região informou que, segundo levantamento feito durante a ação, a energia desviada abastecia duas residências, três secadores e uma máquina de pilar café. Parte da energia consumida passava pelo medidor adulterado e outra era desviada por ligação direta, "o que impedia o registro correto do consumo de energia para fins de faturamento, impossibilitando a cobrança real por parte da EDP, caracterizando o furto de energia".

Ainda conforme a EDP, o responsável pela propriedade acompanhou a inspeção e foi conduzido à Delegacia Regional de Nova Venécia "para a adoção das medidas legais cabíveis". A Polícia Civil informou que o agricultor foi autuado em flagrante por furto qualificado e encaminhado ao sistema prisional.