A Gazeta - Agora

Tem sugestão ou viu erro? Envie aqui Quer mais notícias? Entre no nosso WhatsApp

Ação contra procurados da Justiça mobiliza polícia em Vila Velha

Publicado em 15/01/2026 às 15h47
Operação contou com o apoio do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer)

Quem passou pela região de Jaburuna, em Vila Velha, na tarde desta quinta-feira (15), percebeu que um helicóptero do Notaer (Núcleo de Operações e Transportes Aéreo) sobrevoava o morro. Segundo a Polícia Civil, trata-se de uma operação para prender procurados pela Justiça e coibir possíveis ataques entre criminosos. Até o momento, ninguém foi detido. 

Ainda conforme a PC, foi encontrado um imóvel utilizado por traficantes que servia para esconder e comercializar drogas.

Publicidade

Justiça manda soltar mulher que matou o companheiro a facadas em Alto Rio Novo

Publicado em 15/01/2026 às 15h43
Esposa mata marido a facadas em Alto Rio Novo
O caso aconteceu na madrugada de segunda-feira (12) no bairro Padre Pedro, em Alto Rio Novo Crédito: Leitor/AG

A justiça determinou a soltura de Camila Domingos Barroso, 39 anos, suspeita de matar o companheiro a facadas na madrugada de segunda-feira (12) no bairro Padre Pedro, em Alto Rio Novo, no Noroeste do Espírito Santo. A mulher disse à Polícia Militar que agiu em legítima defesa após o companheiro partir para cima dela com uma faca, irritado porque ela teria negado manter relações sexuais com ele.

Segundo ela, Edvaldo Evangelista de Sousa, de 36 anos, teria chutado a porta do banheiro e entrado no local com uma faca na mão. Os dois começaram a lutar e, em determinado momento, Camila conseguiu tomar a faca e o atacou para se defender. A mulher afirmou ainda que o homem costumava apresentar comportamentos agressivos e que já teria sido agredida outras vezes. Ela foi encaminhada para o sistema prisional.

Na quarta-feira (14), durante a audiência de custódia, a Justiça entendeu que houve legítima defesa e determinou a expedição de alvará de soltura. A decisão, no entanto, não encerra o caso, que seguirá sendo investigado e poderá ser reavaliado caso surjam novas informações ao longo do inquérito ou do processo criminal. Apesar da decisão judicial, o alvará de soltura ainda não havia sido cumprido até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).

Publicidade

Homem é retirado de casa e morto a pauladas e facadas na Serra

Publicado em 15/01/2026 às 12h20

Um homem de 49 anos morreu após ser agredido com pauladas e golpes de faca na Serra, na Região Metropolitana do Espírito Santo, na quarta-feira (14). Familiares contaram à Polícia Militar que a vítima foi retirada de casa pelos agressores, que afirmavam que o morador teria cometido um crime sexual na cidade.

Gravemente ferido, o homem foi levado ainda no dia do crime, na terça-feira (13), ao Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves, também na Serra. Foi na unidade hospitalar que a PM foi acionada e recebeu a denúncia dos familiares. A identidade da vítima não foi divulgada, assim como o bairro onde ocorreram as agressões.

A reportagem questionou a Polícia Civil se o homem era investigado por algum crime. A corporação informou que o assassinato e as circunstâncias do caso serão apurados pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra.

Publicidade

Gesso de enfermaria da Santa Casa de Cachoeiro cede após chuvas; vídeo

Publicado em 15/01/2026 às 12h02
Segundo a Santa Casa de Cachoeiro de Itapemirim problema aconteceu na madrugada desta quinta-feira (15)

Parte do revestimento de gesso do teto de uma das enfermarias da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, cedeu na madrugada desta quinta-feira (15). De acordo com a unidade, o problema foi ocasionado devido às últimas chuvas.

Apesar do susto, o hospital disse que não houve feridos. O reparo está sendo realizado e não haverá nenhum prejuízo ao atendimento aos pacientes.

Publicidade

Acidente entre carro e carreta deixa vítima gravemente ferida na BR 101

Publicado em 15/01/2026 às 10h24
Batida entre carro e carreta deixa trânsito em pare e siga no km 370
Carro ficou com a parte dianteira destruída após colisão Crédito: Leitor | A Gazeta

Um acidente envolvendo um carro e uma carreta deixou uma pessoa gravemente ferida na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 9h, no km 370 da BR 101, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. Segundo as primeiras informações recebidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), uma vítima no carro teria ficado presa às ferragens. A pista chegou a ser interditada no sentido Norte para o socorro, mas foi liberada nos dois sentidos às 10h.

O Centro de Controle Operacional da Ecovias Capixaba também foi acionado e informou que a  vítima foi socorrida com ferimentos graves. Uma outra pessoa saiu ilesa. Para atendimento, foram acionados os recursos da concessionária (veículo de inspeção e ambulância) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/ 192). O Corpo de Bombeiros informou que a ocorrência está em andamento.

Acidente entre carro e caminhão ocorreu na manhã de quinta-feira (15)
Publicidade

Foragido por assassinato no RJ é preso em São José do Calçado

Publicado em 15/01/2026 às 09h17
Foragido da Justiça por homicídio é preso em São José do Calçado
Suspeito de 47 anos foi localizado após denúncias Crédito: Polícia Militar

Um homem de 47 anos, suspeito de envolvimento em um assassinato no Rio de Janeiro, foi preso durante uma ação da Polícia Militar em São José do Calçado, no Sul do Espírito Santo, na terça-feira (13). 

O foragido, que não teve o nome divulgado, possuía um mandado de prisão em aberto. Ele foi localizado após militares receberem informações anônimas sobre a presença do suspeito na cidade capixaba. Com ele não havia nenhum material ilícito. O homem foi conduzido à 6ª Delegacia Regional de Alegre, onde ficou à disposição da Justiça.

Publicidade

Jovens são presos por tentar furtar moto na frente de delegacia em Cariacica

Publicado em 15/01/2026 às 08h56
4ª Delegacia Regional de Cariacica, em Cariacica
Motocicleta da vítima estava na frente da Delegacia Regional de Cariacica Crédito: Ricardo Medeiros

Dois jovens, de 19 e 20 anos, foram presos após tentarem furtar uma motocicleta em frente à Delegacia Regional de Cariacica, no bairro Rio Branco, na última quarta-feira (14).

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, a vítima, de 27 anos, contou que estava com um amigo na delegacia para resolver pendências relacionadas a um roubo ocorrido em janeiro do ano passado. Ao sair da unidade e se aproximar da motocicleta, percebeu os dois suspeitos tentando quebrar a direção do veículo com o uso de uma chave micha (ferramenta para abrir fechaduras e cadeados).

O homem questionou os jovens, que chegaram a pedir para que ele não chamasse a polícia, alegando que pretendiam furtar a moto para pagar uma dívida. Diante da situação, a vítima acionou policiais civis que estavam na delegacia e os suspeitos foram presos em flagrante.

Os jovens, identificados como Ricardo Alves da Conceição, de 20 anos, e Luiz Guilherme Passos Duarte, de 19, foram autuados por tentativa de furto.

Publicidade

Carreta carregada com fios tomba na BR 262 em Domingos Martins

Publicado em 14/01/2026 às 19h33
Caminhão tomba na BR 262, em Domingos Martins, com carga de novelo de algodão
Caminhão tombou na BR 262, em Domingos Martins, e a carga de novelo de algodão ficou espalhada às margens da pista Crédito: Corpo de Bombeiros

Uma carreta carregada com novelo de algodão tombou na BR 262, em Domingos Martins, na Região Serrana do Espírito Santo, e deixou o trânsito em sistema 'Pare e Siga'. Conforme apuração da repórter Isabelle Oliveira, da TV Gazeta, o motorista contou ao Corpo de Bombeiros que o veículo caiu na via em sentido para Marechal Floriano por volta das 16h após o peso do material 'puxar' o veículo.

O condutor conseguiu sair sozinho da cabine, sem ferimentos. Devido ao tombamento, houve vazamento de combustível na pista, mas a situação foi controlada pelo Corpo de Bombeiros.

Publicidade

Suspeito de matar companheira no ES é preso após confusão em blitz no RJ

Publicado em 14/01/2026 às 18h55
Priscila Louzada Sacramento, de 23 anos, morreu após ser agredida pelo ex-companheiro em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do ES
Priscila Louzada Sacramento, de 23 anos, morreu após ser agredida pelo ex-companheiro em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do ES Crédito: Arquivo pessoal

Um homem suspeito de matar a ex-companheira em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi preso durante uma blitz em Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (14). A informação foi divulgada pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. Bruno Baia Moreira, de 36 anos, brigou com os policiais durante a abordagem, tentou desarmar um dos oficiais e foi baleado. O mandando foi cumprido e ele foi autuado por tentativa de homicídio (contra o policial) e porte de drogas.

“Na época o crime de feminicídio não era um crime autônomo, era uma qualificadora, por isso foi registrado como homicídio qualificado e é como ele vai responder”, explicou o delegado de Cachoeiro de Itapemirim, Felipe Vivas.

Em novembro de 2022, a jovem Priscila Louzada Sacramento, de 23 anos, deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento com ferimentos graves na cabeça. Ela teria contado para uma tia que se machucou após cair da cabine de um caminhão, mas os médicos informaram à familiar que as lesões eram características de uma agressão. A vítima não resistiu e morreu após o atendimento médico. 

 “Creio que agora ela descansa nos braços do Senhor. Estamos aliviados por saber que a Justiça vai ser feita”, disse uma tia da vítima, Marilza Baia.

Publicidade

Temporal de minutos atinge Aracruz e deixa ruas alagadas

Publicado em 14/01/2026 às 15h34
Não foram registradas ocorrências graves, mas a defesa Civil monitora bairros e orienta moradores a redobrarem a atenção em áreas de risco

Um temporal registrado na tarde desta quarta-feira (14) em Aracruz, no Norte do Espírito Santo, provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Vídeos feitos por moradores mostram a água tomando algumas ruas. Em menos de uma hora foram registrados aproximadamente 30 milímetros de chuva.

Em nota, a Defesa Civil do município informou que, até o momento, as equipes não receberam acionamento para ocorrências provocadas pelas chuvas. Ainda assim, de forma preventiva, as equipes já estão em campo, percorrendo bairros, monitorando as situações.

Reforçou ainda que segue acompanhando as condições climáticas em tempo real e orienta os moradores a redobrarem a atenção, especialmente em áreas sujeitas a alagamentos ou deslizamentos e, em caso de emergência, acionar o Corpo de Bombeiros no número 193.

Publicidade

Suspeito de roubar bar e agredir proprietário é preso em Pancas

Publicado em 14/01/2026 às 13h28
Suspeito de roubar bar e agredir proprietário é preso em Pancas
Suspeito de 29 anos foi preso no dia seguinte ao crime, ocorrido no bairro Nilson Sá Crédito: Polícia Civil

Um homem de 29 anos foi preso na terça-feira (13) suspeito de roubar um bar no bairro Nilson Sá, em Pancasno Noroeste do Espírito Santo. O crime ocorreu na noite de segunda-feira (12) e deixou o proprietário do estabelecimento, de 58 anos, com traumatismo craniano após ser agredido. O segundo envolvido permanece foragido. 

No dia do crime, o proprietário contou que fechou o bar por volta das 22h e só acordou na manhã seguinte, em casa, deitado na cama e coberto de sangue. Ao retornar ao local, percebeu que o estabelecimento havia sido revirado e que havia marcas de sangue no chão. Ele foi socorrido por um vizinho e levado ao hospital em Pancas, e depois foi transferido para o Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram logo após o registro da ocorrência. Com o auxílio de imagens de videomonitoramento, os policiais conseguiram identificar os suspeitos. Na tarde de terça-feira, um dos envolvidos foi localizado caminhando pelas ruas do mesmo bairro onde aconteceu o crime. Ele foi autuado em flagrante por roubo qualificado e encaminhado ao presídio. As investigações continuam para localizar o segundo envolvido no crime, que segue foragido.

Publicidade

Duas pessoas em situação de rua são mortas a tiros em Vila Velha

Publicado em 14/01/2026 às 11h11
Duas pessoas foram mortas em Jaburuna, Vila Velha
Crime aconteceu em Jaburuna, Vila Velha, na madrugada desta quarta-feira (14) Crédito: Leitor | A Gazeta

Duas pessoas em situação de rua foram mortas a tiros no bairro Jaburuna, em Vila Velha, na madrugada desta quarta-feira (14). Uma das vítimas é um homem, que aparentava ter cerca de 50 anos e não foi identificado. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. A outra foi identificada como Aline Ana Costa, de 44 anos.

Segundo apuração da TV Gazeta, as vítimas eram usuárias de drogas e teriam ligação com o tráfico. Homens armados e encapuzados desceram de um carro e dispararam contra os dois. A principal suspeita é de que o crime esteja relacionado a uma briga interna na facção Primeiro Comando de Vitória (PCV).

Desde o início da manhã desta quarta-feira, policiais militares reforçam o patrulhamento e realizam buscas na região para localizar possíveis suspeitos e armas, inclusive a pé, em áreas de difícil acesso. A Polícia Civil informou que o caso será investigado pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha.

*Com informações da repórter Priciele Venturini, da TV Gazeta

Publicidade

Jovem de 18 anos é encontrado morto em Planalto Serrano, na Serra

Publicado em 14/01/2026 às 11h11

Um jovem de 18 anos foi encontrado morto em Planalto Serrano, na Serra, na tarde dessa terça-feira (13). De acordo com a Polícia Militar (PM), a vítima estava em uma área de mata, com hematomas e uma lesão na cabeça. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Científica, em Vitória.

O caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra. Segundo a Polícia Civil, até o momento, nenhum suspeito foi detido, e detalhes da investigação não serão divulgados. 

Publicidade

Jovem é preso por tráfico perto de novo DPM no Bairro da Penha, em Vitória

Publicado em 14/01/2026 às 11h05
Drogas apreendidas durante ação que terminou em prisão perto do novo DPM do Bairro da Penha, em Vitória
Drogas apreendidas durante ação que terminou em prisão perto do novo DPM do Bairro da Penha, em Vitória Crédito: Divulgação | PMES

Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada desta quarta-feira (14) no Bairro da Penha, em Vitória, após tentar fugir de uma abordagem policial próximo ao novo Destacamento Policial Militar (DPM) da região, inaugurado há uma semana. Durante policiamento a pé nas imediações da unidade, policiais militares perceberam a fuga de suspeitos ao notarem a presença da equipe.

Segundo a Polícia Militar (PM), na tentativa de se livrar de material ilícito, o suspeito arremessou uma sacola ao chão enquanto fugia em direção à parte baixa do bairro. No interior da sacola, os policiais encontraram 49 pinos de cocaína, 85 buchas de maconha e 16 unidades de haxixe. O jovem tentou se esconder ao entrar em sua residência, mas foi alcançado no primeiro cômodo do imóvel.

Os militares realizaram buscas no interior da casa e localizaram um tablete de maconha, pesando aproximadamente 640 gramas, uma munição calibre 38, um coldre de pistola, um porta-carregador, rascunhos com anotações do tráfico e diversos materiais utilizados para o embalo de entorpecentes. O suspeito e todo o material apreendido foram encaminhados à 1ª Delegacia Regional de Vitória. A Polícia Civil informou que o jovem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas majorado e encaminhado ao sistema prisional.

Publicidade

Homem é assassinado a pauladas em praça de Valparaíso, na Serra

Publicado em 14/01/2026 às 10h36

Um homem foi morto a pauladas em frente a uma distribuidora, no bairro Valparaíso, na Serra, na madrugada desta quarta-feira (14). A Polícia Militar informou que os policiais encontraram a vítima caída no gramado de uma praça, com ferimentos na cabeça e já sem sinais vitais.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico-Legal (IML) da Polícia Científica, em Vitória. A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra. Até o momento, nenhum suspeito foi preso, e não há informações sobre a motivação do crime.

Publicidade

Espírito Santo pode ter fábrica de carros de gigante chinesa, diz Casagrande

Publicado em 14/01/2026 às 10h10

O governador Renato Casagrande (PSB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (14), que o governo do Espírito Santo assinou um termo de compromisso com a Great Wall Motors (GWM), que tem interesse em implantar uma indústria de produção de veículos no Estado. Dados levantados pelo Executivo estadual apontam que em 2025 foram importados mais de 45 mil veículos da companhia pelos portos capixabas.

“O vice-governador Ricardo Ferraço está na China e me ligou junto com o fundador da empresa, Jack Wei, para tratar desse investimento que fortalece a economia local, gera oportunidades e ajuda a realizar um sonho antigo dos capixabas”, declarou Casagrande nas redes sociais.

A GWM conta com somente uma fábrica nas Américas e no Hemisfério Sul, que foi inaugurada em agosto de 2025, em Iracemápolis, São Paulo. A planta conta com 600 trabalhadores e tem capacidade para produzir 50 mil veículos por ano. No local,  são produzidos três modelos: SUV híbrido Haval H6, a picape média Poer P30 e o SUV de 7 lugares Haval H9.

Publicidade

Homem é morto a tiros em estacionamento de supermercado em Sooretama

Publicado em 14/01/2026 às 09h20
Homem é morto a tiros no estacionamento de supermercado em Sooretama
Crime aconteceu no estacionamento de um supermercado e chocou quem estava no local Crédito: Leitor | A Gazeta

Um homem identificado como Jhonatan Ribeiro Barbosa foi morto a tiros no estacionamento de um supermercado no Centro de Sooretama, no Norte do Espírito Santo, na tarde de terça-feira (13). Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a vítima foi atingida primeiro quando estava em um ponto de ônibus e tentou correr para as dependências do estabelecimento, mas foi baleada novamente e caiu. Os suspeitos fugiram após o crime.

Testemunhas contaram à Polícia Militar que dois homens chegaram em uma motocicleta e atiraram contra Jhonathan, que estava em um ponto de ônibus em frente ao supermercado. Após os primeiros disparos, ele correu em direção ao estacionamento, mas caiu no chão e foi atingido novamente. Depois do crime, os suspeitos fugiram do local pela BR 101, no sentido São Mateus

À polícia, o irmão da vítima informou que Jhonatan morava havia pouco tempo na cidade e tinha a intenção de viajar para Belo Horizonte. Com ele, foram encontrados uma bolsa com roupas, um celular e uma sacola contendo cerca de 40 gramas de substância semelhante à maconha.

A reportagem de A Gazeta procurou a Polícia Civil para obter mais informações sobre os autores do crime e aguarda retorno.

Publicidade

ES chega a 600 presos com uso de reconhecimento facial após ação em Vitória

Publicado em 14/01/2026 às 09h18
Rodoviária de Vitória
Rodoviária de Vitória conta com câmera integrada ao sistema de reconhecimento facial Crédito: Vitor Jubini

O Espírito Santo atingiu a marca de 600 pessoas presas com o uso da tecnologia de reconhecimento facial, que começou a operar em junho de 2024 e integra o sistema de videomonitoramento das forças de segurança do Estado. O número foi alcançado após uma prisão realizada na Rodoviária de Vitória, quando um homem com mandado de prisão em aberto por roubo foi identificado pelas câmeras instaladas no local.

A ação envolveu o Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e a Guarda Municipal de Vitória. 

As prisões efetuadas por meio do reconhecimento facial abrangem diferentes crimes, incluindo pensão alimentícia (152 casos), tráfico de drogas (125), roubo (113), homicídio (79), furto (27) e estupro (24). Do total de capturas, 371 foram realizadas pela Polícia Militar, 186 pela Subsecretaria de Inteligência da Sesp, além de ações das guardas municipais de Vitória, Cariacica e Vila Velha.

O governo do Estado informou que conta atualmente com 40 totens de segurança ativos, 1.468 câmeras de cerco inteligente e um sistema de monitoramento que já permitiu a apreensão de 1.808 veículos desde agosto de 2022. Os dados mostram 177 apreensões em 2022, 657 em 2023, 523 em 2024, 439 em 2025 e 12 em 2026, até o momento.

Publicidade

Farol Santa Luzia amplia horário de visitação em Vila Velha; confira

Publicado em 14/01/2026 às 07h49
Farol de Santa Luzia, em Vila Velha, mistura a bonita vista com a importância história
Farol de Santa Luzia, em Vila Velha, mistura a bonita vista com a importância história Crédito: Fernando Madeira

Devido ao aumento do fluxo de turistas durante a alta temporada de verão, o Farol Santa Luzia, um dos principais pontos turísticos de Vila Velha, passou a funcionar em horário ampliado. A mudança foi definida pela Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Capitania dos Portos do Espírito Santo, para atender à maior demanda de visitantes. O local agora recebe o público das 8h30 às 16h30, com permanência permitida até as 17h. Antes, o horário de abertura era das 9h às 16h30. A visitação segue de terça-feira a domingo, com fechamento às segundas-feiras.

De acordo com o secretário municipal de Turismo, Lucas Fraga, o espaço está preparado para receber moradores e turistas com mais conforto. “O Farol Santa Luzia é um patrimônio histórico e cultural de Vila Velha e do Espírito Santo. Em novembro, ele passou por obras de reforma e melhorias, que incluíram reparos estruturais e pintura”, afirmou.

Inaugurado em 1871 pelo imperador Dom Pedro II, o Farol Santa Luzia segue em operação até os dias atuais. Ao longo dos séculos, o equipamento tem desempenhado papel fundamental na segurança da navegação, orientando embarcações que trafegam pela costa capixaba. Localizado na entrada da Baía de Vitória, ele é considerado um símbolo da história marítima brasileira e permanece preservado como patrimônio cultural, além de ser uma importante atração turística do município.

Farol Santa Luzia

  • Visitação: de terça-feira a domingo
  • Horário: das 8h30 às 16h30 (última entrada), com permanência até as 17h
  • Endereço: Rua Santa Luzia, nº 2, Praia da Costa, Vila Velha
Publicidade

Casal é preso por tráfico de drogas em Marilândia

Publicado em 13/01/2026 às 20h00

Um casal foi preso na tarde desta terça-feira (13), no bairro CHHP em Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo, suspeito de tráfico e associação para o tráfico de drogas. Durante a abordagem, Wesley Marino Falcão, de 47 anos, tentou fugir e entrou em luta corporal com um policial, mas acabou detido. Na residência deles, os policiais apreenderam uma pedra bruta de crack. Eles foram encaminhados para a Delegacia de Marilândia.

De acordo com a Polícia Civil, o homem já tinha passagens pela polícia por homicídio, tráfico, roubo e também é suspeito de envolvimento em duas tentativas de homicídio recentes na cidade. A mulher, de 45 anos, disse em depoimento que o suspeito teria a constrangido sexualmente antes da chegada da polícia.

Ainda segundo a PC, ele foi autuado por tráfico, associação para o tráfico, resistência, lesão corporal contra agente de segurança pública e estupro.