> >
O segredo para banho quente no inverno sem gastar uma fortuna; veja vídeo

O segredo para banho quente no inverno sem gastar uma fortuna; veja vídeo

Confira dicas para não tomar susto com o boleto de energia mesmo mantendo o conforto de usar chuveiro elétrico e secador de cabelo

Publicado em 17 de julho de 2025 às 17:31

Veja dicas de como economizar energia, principalmente durante os dias mais frios

Na estação mais fria do ano, o hábito de tomar banhos quentes se torna mais comum, especialmente para os capixabas, que tendem a usar o chuveiro elétrico na potência máxima. No entanto, essa prática tem um impacto significativo na conta de luz.

Durante o inverno, os eletrodomésticos que mais consomem energia são o chuveiro elétrico, o secador de cabelo, a máquina de lavar roupas e a máquina de lavar louças. Entre esses, o chuveiro elétrico se destaca como o maior responsável pelo aumento na fatura, podendo representar de 25% a 35% do total da conta de energia.

Mas há formas de manter o conforto e, ao mesmo tempo, evitar um susto na conta de energia. Assista ao vídeo acima e confira outras dicas abaixo:

  1. Chuveiro elétrico: como nos dias mais gelados as pessoas costumam aumentar o tempo no banho e usar o chuveiro no modo inverno, uma opção é manter a regulagem do chuveiro na posição verão, o que consome cerca de 30% menos energia. Outra aposta é abrir menos o registro para cair menos água, além de controlar o tempo de banho, ficando entre 5 a 8 minutos.
  2. Secador: saiu do banho e precisa secar o cabelo? Busque enxugar bem os fios com uma toalha antes de usar o aparelho. Quanto menos tempo de utilização, melhor.
  3. Passar as roupas: faça o serviço de uma só vez e separe os itens conforme o tipo de tecido. Peças mais delicadas podem ser passadas logo no início, quando a temperatura está em elevação, ou no final, com o ferro já desligado, aproveitando o calor residual. Essas dicas valem para o ano todo.
  4. Aparelhos em standby: muitos aparelhos eletrônicos consomem energia mesmo quando estão em modo de espera (standby). Desligue completamente esses dispositivos quando não estiverem em uso para evitar o consumo desnecessário de energia.
  5. Lavar roupas e louças: use a máquina de lavar roupas e louças com cargas cheias para otimizar o uso de água e energia. Evite ainda o uso de secadoras.

Eletrodomésticos que mais consomem energia no inverno

  • Chuveiro elétrico: De longe o maior vilão, podendo representar de 25% a 35% da fatura de energia.
  • Secador de cabelo
  • Máquinas de lavar roupas
  • Máquinas de lavar louças

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

Tópicos Relacionados

Conta de luz tá no Lucro - Consumidor

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais