> >
Transplante capilar cura a calvície? Dermatologista explica

Transplante capilar cura a calvície? Dermatologista explica

A cirurgia consiste na extração de folículos capilares que serão implantados, um a um, na região calva

Publicado em 24 de janeiro de 2024 às 16:46

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Transplante capilar
A cirurgia consiste na extração de folículos capilares que serão implantados, um a um, na região calva. (Shutterstock)

O transplante capilar é um dos procedimentos mais realizados para tratar a calvície. A cirurgia consiste na extração de folículos capilares que serão implantados, um a um, na região calva. Falando assim, parece 'simples' e mesmo sendo uma das cirurgias estéticas mais realizadas atualmente, ainda gera dúvidas e questionamentos.

É primordial conhecer as informações corretas para decidir conscientemente sobre o investimento no tratamento, por isso, o dermatologista João Pedro Cabreira, esclarece os principais mitos e verdades sobre o procedimento que utiliza técnicas avançadas para um resultado totalmente natural e imperceptível.

O procedimento é doloroso

Mito. O médico explica que o transplante capilar é um procedimento cirúrgico, pouco invasivo e realizado com anestesia local e leve sedação para segurança e conforto do paciente. Assim, é possível dormir durante todo o procedimento e não sentir nenhum incômodo. Ao despertar após o procedimento, estará lúcido em apenas alguns minutos e em poucas horas vai estar pronto para receber alta e ir para casa. “Tudo isso é possível graças ao centro cirúrgico especializado em cirurgias estéticas e caso o paciente sinta algum desconforto, recomendamos o uso de analgésicos comuns que não influenciarão no resultado e nem na rotina”, explica.

O transplante capilar não cura a calvície

Verdade. “A calvície é genética e não tem cura. Apesar do transplante repor os cabelos em uma área afetada pela calvície, ao retirá-los de uma região resistente e transplantados na área calva, os fios remanescentes de outras áreas, não transplantados, podem continuar afinando pela doença. Portanto, mesmo que o cabelo transplantado não sofra com a evolução da calvície, os outros fios podem continuar afinando, consequentemente, novas áreas calvas podem surgir, por isso, a associação do tratamento clínico, ou seja, o uso de medicações para inibir a evolução da calvície, é importante em alguns casos, mesmo após a cirurgia”, detalha o médico.

Pode utilizar o cabelo de outra pessoa

João Pedro Cabreira, dermatologista
O dermatologista João Pedro Cabreira fala sobre o transpalnte capilar. (Divulgação)
Aspas de citação

É mito. O transplante capilar é realizado apenas com o cabelo do próprio paciente. É até possível realizar o procedimento com o cabelo de outra pessoa, mas o risco de rejeição e insucesso na cirurgia é muito grande

João Pedro Cabreira
Dermatologista
Aspas de citação

O transplante capilar é indicado só para homens

Mito. “Muitas pessoas pensam que o transplante capilar é feito só em homens, mas as mulheres também recorrem a este tipo de procedimento. Seja para dar volume aos cabelos, preencher as sobrancelhas e reduzir o tamanho da testa, as técnicas avançadas têm conquistado cada vez mais adeptos, inclusive as mulheres que são as que mais recorrem aos procedimentos estéticos”, explica João Pedro Cabrera.

O transplante capilar fornece resultados naturais e imperceptíveis

Verdade. Atualmente as técnicas e tecnologias mais modernas de transplante capilar, quando realizadas por um cirurgião experiente com uma boa formação na área e um bom senso estético, fornecem resultados extremamente densos, naturais e satisfatórios.

Existe transplante capilar para outras regiões do corpo

Verdade. “Para os homens existe o transplante de barba, uma vez que os resultados aparecem em poucos meses, o procedimento e a recuperação são muito tranquilos e os resultados são extremamente naturais. Além disso, o novo ‘queridinho’ das mulheres é o transplante de sobrancelhas, pois hoje, graças a uma nova tecnologia disponível, é possível realizá-lo utilizando os fios longos, ou seja, não é preciso raspar ou cortar os cabelos na região posterior, e o melhor de tudo, o resultado incrível já pode ser visto assim que o procedimento termina e a paciente já sai da clínica satisfeita”, finaliza o profissional.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais