> >
O que é câncer inguinal? Os sintomas da doença de Anderson, vocalista do Molejo

O que é câncer inguinal? Os sintomas da doença de Anderson, vocalista do Molejo

O tumor é uma forma rara de câncer que se desenvolve na região da virilha, também conhecida como região inguinal

Publicado em 25 de março de 2024 às 19:10

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
Cantor Anderson, do Molejo
Cantor Anderson, do Molejo. (Instagram | @CantorAndersonLeonardo)

O cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo, morreu aos 51 anos nesta sexta-feira (26), devido a um agravo do câncer inguinal que trata desde 2022. A informação foi postada nas redes sociais do grupo.

"Nosso guerreiro Anderson Leonardo, lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao Molejo. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos”.

O câncer inguinal, que afeta a região do pênis e do ânus do cantor, foi descoberto em outubro de 2022. A doença de Anderson havia entrado em remissão em janeiro do ano passado. Em maio de 2023, ele retomou o tratamento.

Os sintomas da doença

O oncologista Wesley Vargas Moura, da Oncoclínicas Espírito Santo, explica que o câncer inguinal é uma forma rara de câncer que se desenvolve na região da virilha, também conhecida como região inguinal. "Tipicamente, o câncer primário nessa área origina-se nos gânglios linfáticos, sendo classificado como linfomas, embora outros tipos de tumores hematológicos, como leucemias, também possam afetar os linfonodos inguinais. Além disso, tumores de partes moles, como sarcomas, podem surgir na região inguinal, embora sejam menos comuns".

Entretanto, o médico ressalta que os tumores mais frequentemente encontrados na região inguinal são metastáticos, ou seja, originam-se em outros órgãos e se disseminam para os gânglios linfáticos inguinais. "Podem ser provenientes de diversas áreas, como o reto, o intestino, o pênis (em homens), o colo do útero, a vulva (em mulheres) e a perna (incluindo melanoma e outros tumores cutâneos). É importante destacar que sarcomas de partes moles primários na região inguinal são raros", diz Wesley Vargas Moura.

Os sintomas do câncer inguinal podem variar, mas geralmente incluem:

  • Um nódulo ou inchaço na virilha, que pode ou não ser doloroso.

  • Dor persistente na área da virilha.

  • Mudanças na pele sobre a área afetada, como vermelhidão ou ulceração.

  • Pode haver outros sintomas, dependendo de onde o câncer se originou e se espalhou.

O câncer inguinal pode ser considerado grave, especialmente se não for diagnosticado e tratado precocemente. "A gravidade depende do estágio do câncer, do tipo de células afetadas e de quão rapidamente está se espalhando".

Aspas de citação

Ele pode ser grave devido à sua capacidade de se espalhar para outras partes do corpo, o que pode tornar o tratamento mais difícil

Wesley Vargas Moura
Oncologista
Aspas de citação

O oncologista explica que se o câncer for primário da região inguinal, como um sarcoma, existe o risco de disseminação para outras partes do corpo. No caso de linfomas nos linfonodos inguinais, eles são frequentemente tratados como doença sistêmica, assumindo que já se disseminaram.

"Portanto, geralmente, o tratamento envolve quimioterapia. Em situações específicas, a radioterapia pode ser considerada como opção de tratamento isolado. Por outro lado, se o câncer for metastático, ou seja, originado de outro local, isso indica um estágio avançado da doença, com disseminação para outras áreas do corpo", diz Wesley Vargas Moura.

O tratamento depende do estágio do câncer, do tipo de células afetadas e de outros fatores individuais. Opções de tratamento podem incluir cirurgia para remover os gânglios linfáticos afetados, radioterapia para destruir células cancerosas, quimioterapia para matar células cancerosas ou uma combinação dessas terapias. O tratamento também pode envolver terapias direcionadas ou imunoterapia, dependendo das características específicas do câncer. "É importante ressaltar que o tratamento e o prognóstico podem variar de pessoa para pessoa, e é crucial discutir todas as opções com uma equipe médica especializada para desenvolver um plano de tratamento personalizado", finaliza o médico.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais