> >
Dores na canela ao correr? Saiba como tratar a canelite

Dores na canela ao correr? Saiba como tratar a canelite

O principal sintoma é uma dor intensa na parte interna da tíbia que pode se estender até o tornozelo. Ela pode ser mais forte durante ou depois da corrida

Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 10:39

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura
dor na canela
A canelite é uma das lesões mais prevalentes em pessoas que praticam corridas. (Shutterstock)

A canelite, também chamada de síndrome do estresse tibial medial (SETM), é uma inflamação causada por lesões no osso da canela (tíbia), tendões e músculos inseridos na tíbia. O principal sintoma é uma dor intensa na parte interna da tíbia que pode se estender até o tornozelo. Normalmente, a dor pode ser mais forte durante ou depois da prática de esportes.

Segundo a fisioterapeuta Walkíria Brunetti, especialista em Dores Crônicas e Saúde Postural, a canelite é uma das lesões mais prevalentes em pessoas que praticam corridas. "Em geral, a condição está associada a movimentos repetitivos e de alto impacto na tíbia. Os treinamentos em excesso, tênis sem sistema adequado de amortecimento, desequilíbrios nos músculos dos pés, pernas e obesidade são importantes fatores de risco para desenvolver a canelite”.

O ortopedista Bernardo Barroso, do Vitória Apart Hospital, explica que a canelite pode acometer diferentes partes e estruturas da perna, provocando dor e sensibilidade em locais diferentes. "A diferenciação entre anteromedial e posterolateral pode ser relevante para ajustar estratégias de tratamento e prevenção, focando em aspectos biomecânicos e causas específicas associados a cada tipo".

Aspas de citação

As principais causas da canelite estão relacionadas com o estresse repetitivo nas pernas, resultando em inflamação da tíbia e tecidos ao seu redor. Atividades físicas, como a corrida, estão relacionadas com a canelite

Bernardo Barroso
Ortopedista
Aspas de citação

Alguns fatores implicador:

  • Atividades de impacto repetitivo;

  • Mudanças bruscas no treinamento: aumento súbito na intensidade, duração ou frequência de atividades físicas;

  • Biomecânica inadequada: alterações na pisada, como pronação excessiva ou supinação do pé, podem desencadear a canelite;

  • Fraqueza muscular e déficit de mobilidade das articulações dos membros inferiores;

  • Calçado inadequado: tênis inadequados, sem suporte ou amortecimento adequado;

  • Superfícies de treinamento: treinar em superfícies duras ou inclinadas com frequência pode aumentar o risco;

  • Ignorar sinais de fadiga e continuar atividades físicas intensas apesar dos alertas do corpo, especialmente a dor.

Há outras causas como pisada pronada, fatores genéticos, falta de alongamento e menopausa. Em casos raros, a canelite pode estar associada a fraturas, infecções ou ainda à tumores na tíbia.

Tratamento é essencial para prevenir outros problemas

Inicialmente, o tratamento da canelite é conservador. Ou seja, são usados recursos clínicos para alcançar a melhora do quadro. A primeira recomendação é o repouso total e afastamento de todas as atividades físicas.

“A canelite ocorre devido a uma sobrecarga mecânica em várias estruturas da perna, ou seja, não é apenas a tíbia que está envolvida no quadro doloroso. Por isto, o descanso é essencial para a recuperação”, conta Walkíria Brunetti.

“Além do repouso, na primeira fase do tratamento podem e devem ser usadas medidas de alívio para dor como compressas frias, analgésicos e, quando necessário, imobilização da perna. Há recursos para alívio da dor como ultrassom, laser e aparelhos de eletroestimulação”, adiciona a especialista.

Fisioterapia para tratar a canelite

Quando o paciente saí da crise aguda de dor, é importante iniciar a fisioterapia, para reabilitação e recuperação das estruturas lesionadas. “É feito um trabalho de reorganização para melhorar e normalizar a biomecânica das estruturas afetadas, como ossos, tendões e músculos”, diz a fisioterapeuta.

“Caso o paciente tenha uma pisada pronada, por exemplo, é importante corrigi-la e indicar o uso de uma palmilha para ajudar neste processo. O fortalecimento dos músculos das pernas, pés e até mesmo do tronco e coluna lombar também é importante, bem como o alongamento”, acrescenta.

Por fim, em muitos casos o paciente vai precisar ficar um bom tempo afastado dos esportes de alto impacto, como as corridas, até que a canelite melhore de forma definitiva. "Caso volte a correr, a pessoa precisa investir em um tênis com sistema de amortecimento e evitar correr em terrenos acidentados”, finaliza a especialista.

Vem aí a Corrida da Penha

Já estão abertas as inscrições para a 11° edição da Corrida da Penha. Ela acontece no dia 31 de março, com largada na Praça dos Ciclistas, na Praia de Itaparica, e chegada na Prainha, em Vila Velha. Além da corrida para adultos, terá a tradicional Corridinha da Penha para as crianças, com percurso menor.

Premiação da 10ª edição da Corrida da Penha, em Vila Velha
A premiação da 10ª edição da Corrida da Penha, que aconteceu em 2023. (Carlos Alberto Silva)

Os participantes da corrida vão receber um kit com camisa do evento, número de competição, chip para cronometragem e também dois meses de assinatura gratuita em A Gazeta + Clube A Gazeta.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais