> >
Câncer de Fabiana Justus: quais são os próximos passos do tratamento após a alta?

Câncer de Fabiana Justus: quais são os próximos passos do tratamento após a alta?

Hematologista explica que é comum que o paciente receba alta e volte para o tratamento, porque a alta é hospitalar e não do tratamento

Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 14:55

Ícone - Tempo de Leitura 4min de leitura
Fabiana Justus
Fabiana Justus está em tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA). (Reprodução/Instagram/@Fabianajustus)

A influenciadora Fabiana Justus, que está no tratamento da leucemia mieloide aguda (LMA), teve a primeira alta do hospital. Ela compartilhou a notícia com os seus seguidores. "Em casa, obrigado meu Deus. Primeiro intervalo entre os ciclos para dar muita força para continuar o tratamento", escreveu. 

Como dito pela influenciadora, é apenas um intervalo na hospitalização. O tratamento continua. O hematologista Douglas Covre Stocco explica que é muito comum que o paciente receba alta e volte para o tratamento, porque essa alta é hospitalar e não do tratamento. "Em geral, o paciente faz essa primeira etapa de tratamento internado, e depois que a medula óssea se recupera do tratamento, ele recebe alta, vai para casa, passa um tempinho em casa, um tempo curto normalmente, e volta para a segunda etapa de tratamento".

O primeiro ciclo é chamado de indução de remissão, ou seja, é uma quimioterapia mais forte e intensa, para tentar levar a medula óssea à normalidade novamente, tirando a doença e fazendo as células normais voltarem. Ele depende da idade do paciente e da perspectiva em relação ao transplante ou não.

"Mas, em geral, a gente usa uma quimioterapia de alta intensidade que vai levar a uma aplasia, ou seja, a uma queda na produção das células sanguíneas, que é profunda e dura. Isso quer dizer que a medula óssea demora até umas três semanas para se recuperar, por isso que, normalmente, a primeira etapa de tratamento envolve cerca de um mês de internação", explica o médico.

Neste período podem ocorrer infecções e o paciente pode precisar de suporte de UTI. Essa quimioterapia, normalmente, é realizada com dois remédios e é feita em fusão contínua de sete dias. "Eventualmente pode ser usado também alguns remédios novos, que são menos agressivos do que a quimioterapia, mas que a gente ainda não tem aprovação para amplo uso, no Brasil. No caso desses medicamentos, o que temos são estudos que mostram que essas drogas novas são bem promissoras nesse cenário, que a gente poderia usar, por exemplo, em caso de transplante", diz Douglas Covre Stocco.

Depois ocorre o período de consolidação, quando o tratamento pode durar entre quatro e cinco meses, e depois termina se ele não tiver que transplantar a medula. "Se o paciente tiver que fazer um transplante de medula óssea, vai depender do risco da doença voltar, então o paciente pode fazer um, dois ou três meses de quimioterapia, dependendo da disponibilidade de doador e da fila do transplante". 

Douglas Covre Stocco
Douglas Covre Stocco explica o tratamento da leucemia mieloide aguda  . (Divulgação)
Aspas de citação

É possível e provável que ela fique internada novamente. Já existem estudos sobre fazer esse tratamento de forma ambulatorial, mas, mesmo assim, é possível que durante a fase de aplasia da medula óssea, ela precise voltar para o hospital para o tratamento antibiótico

Douglas Covre Stocco
Hematologista
Aspas de citação

O médico conta que o grande problema do tratamento da LMA é o risco de infecção, principalmente nos primeiros meses de tratamento. "É a maior causa de mortalidade desses pacientes. De longe, é o que mais nos preocupa, porque infecções que seriam inofensivas ou que simplesmente não aconteceriam em pacientes normais, nesses pacientes acontecem com mais frequência e com mais gravidade".

Entenda a doença

A LMA é uma doença das células jovens da medula óssea, neste caso, dos blastos mieloides. “São essas células jovens que geram as demais células sanguíneas. A LMA acontece quando ocorre uma mutação que as impede de maturar e faz com que elas se multipliquem sem controle dentro da medula. É diferente das leucemias crônicas, que ocorrem em células maduras. É uma doença muito grave porque as células do sangue ficam doentes e o corpo fica sem defesa, suscetível às doenças”, diz o médico. 

Ainda segundo o hematologista, não há como prevenir a leucemia mieloide aguda, já que os motivos que levam às mutações dentro da medula óssea ainda são desconhecidos. No entanto, é possível citar alguns fatores que aumentam o risco de desenvolvimento do quadro, como passar por quimioterapias e radioterapias, a exposição a agrotóxicos e o tabagismo.

Sintomas da doença

Fabiana Justus afirma que buscou ajuda médica após ter febre e sentir dores nas costas. De acordo com o médico Douglas, ambos podem ser sintomas da LMA, assim como outros.

“A febre é um sintoma comum, que está associado à presença de infecções. A dor nas costas nem tanto, mas pode ocorrer em função da expansão da medula óssea. O que acontece é que, como há substituição das células normais por células doentes, o corpo deixa de fabricar hemácias, plaquetas e células de defesa. Isso pode gerar anemia e, consequentemente, fraqueza, indisposição e sonolência. Também podem ocorrer sangramentos, hematomas pelo corpo e aumento do fluxo menstrual, além de ínguas. Em alguns casos, também pode afetar um órgão específico, formando uma massa dentro desse órgão”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais