> >
Xilitol: os benefícios do adoçante quando adicionado em soluções nasais

Xilitol: os benefícios do adoçante quando adicionado em soluções nasais

O produto, que substitui o açúcar, também é utilizado em sprays nasais. Seu uso ameniza as crises de rinite alérgica e os episódios de rinossinusites

Publicado em 4 de setembro de 2020 às 10:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
xilitol
O xilitol possui diversas aplicações clínicas. É usado na saúde bucal, principalmente pela sua eficácia no combate às cáries e gengivites. (Pinterest)

O xilitol é um adoçante natural utilizado na alimentação desde a década de 1960. Com o crescente número de pessoas que necessitam diminuir ou cessar o consumo de açúcar, o composto passou a ser usado frequentemente no lugar do açúcar de mesa em muitas dietas, principalmente para pessoas diabéticas. O adoçante é derivado da xilose, substância presente em frutas e legumes.

No Brasil, a maioria dos produtos disponíveis no mercado fazem parte da área de comestíveis, como gomas de mascar, balas, sobremesas, entre outros, porém os benefícios da substância estão muito além da dieta. Com o avanço de pesquisas e estudos realizados em todo o mundo, foi percebido que o xilitol possui diversas aplicações clínicas, como benefício na saúde bucal, principalmente pela sua eficácia no combate às cáries e gengivites, já que ele contém substâncias antibacterianas que ajudam a matar as bactérias que causam mal aos dentes.

Aspas de citação

O uso ameniza as crises de rinite alérgica e os episódios de rinossinusites melhorando a congestão nasal, e ainda atua no combate ou prevenção da Otite Média Aguda

Tatiana Abdo
otorrinolaringologista
Aspas de citação

“A partir da indicação para saúde bucal, iniciaram-se estudos sobre o composto ser utilizado também em sprays nasais, constatando que seu uso ameniza as crises de rinite alérgica e os episódios de rinossinusites (processo inflamatório que acomete a mucosa nasal), melhorando a congestão nasal e fluidificando o muco. E ainda atua no combate ou prevenção da Otite Média Aguda (OMA), uma das infecções mais frequentes em crianças e comum nas estações mais frias”, explica a otorrinolaringologista Tatiana Abdo.

NARIZ ENTUPIDO 

Um quadro comum em pacientes que possuem doenças respiratórias é o nariz entupido, causando dificuldade para respirar. Nesses casos, a lavagem nasal é recomendada para manter as vias nasais limpas e facilitar a respiração. Estudos mostram que o xilitol aplicado em forma de spray na mucosa nasal inibe bactérias e aumenta os mecanismos de defesa, além de diminuir a aderência de bactérias que causam doenças, reduzindo a incidência de infecções.

A otorrinolaringologista Flavia Gomes de Freitas explica que desde meados da década de 1990, o açúcar encontrado nas fibras das frutas, vegetais e cogumelos vem sendo utilizado com mais intensidade na área da otorrinolaringologia. "Pesquisas mostram que pode reduzir o acúmulo de líquido no ouvido das crianças".  O produto também pode ser usado como spray nasal para fazer a lavagem do nariz. "Qualquer pessoa pode usar, não tem efeito colateral e possui uma ação muito boa. Ele pode ser usado preventivamente".

Aspas de citação

Qualquer pessoa pode usar o spray nasal para fazer a lavagem do nariz, não tem efeito colateral. Ele tem uma ação muito boa

Flavia Gomes de Freitas
Otorrinolaringologista
Aspas de citação

O xilitol em forma de descongestionante nasal também auxilia na prevenção das Infecções das Vias Aéreas Superiores (IVAS) e pode ser utilizado para lavagem e/ou umidificação nasal. "O tratamento de desobstrução nasal pode ser clínico ou cirúrgico e ele sempre deve ser investigado por prejudicar a qualidade do sono e a capacidade de concentração. Se for caso clínico, o spray pode ser comprado sem receita, melhorando inclusive casos de sinusite e rinite", diz Flávia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais