> >
Médicos alertam para os perigos de fazer lipoescultura após morte de MC Atrevida

Médicos alertam para os perigos de fazer lipoescultura após morte de MC Atrevida

A funkeira MC Atrevida teve infecção generalizada após fazer o procedimento para retirar gordura das costas e injetar nos glúteos. A cirurgia foi realizada por um médico que teria especialidade em ginecologia e ortopedia

Publicado em 31 de julho de 2020 às 16:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Fernanda Rodrigues, conhecida como MC Atrevida, morreu aos 44 anos após fazer hidrolipo
Fernanda Rodrigues, conhecida como MC Atrevida, morreu aos 43 anos após fazer hidrolipo. (Reprodução/Instagram)

A funkeira Fernanda Rodrigues, conhecida como MC Atrevida, veio a óbito na última quarta-feira em um hospital localizado na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, 11 dias depois de fazer o procedimento para retirar gordura das costas e injetar nos glúteos. A cantora, 43 anos, fez uma lipoaspiração, numa clínica em Vila Isabel, Zona Norte do Rio. Atrevida não resistiu a uma infecção generalizada causada por inflamação subcutânea (sob a pele). 

O motivo da morte levanta o alerta sobre a necessidade de se buscar profissional habilitado para a realização de cirurgias plásticas e estéticas. A cirurgia foi realizada por um médico que teria especialidade em ginecologia e ortopedia. Para fazer lipoaspiração, os médicos devem ter formação em cirurgia plástica  e cirurgia geral. 

“As complicações já começam pela escolha do profissional e pelo local onde foi realizado o procedimento. É de fundamental importância buscar um cirurgião plástico qualificado para realizar a lipoaspiração, que apesar de estar ligado à estética, não é algo banal como realizar um procedimento em um clínica ou ir a um salão de beleza. Este é um procedimento cirúrgico e requer todos os protocolos de segurança que intervenções cirúrgicas exigem. Para a segurança do paciente e para evitar intercorrências também é fundamental a realização de exames pré-operatórios e avaliação de saúde para verificar se não há nenhuma comorbidade”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Espírito Santo (SBCP/ES), Ariosto Santos.

O procedimento realizado pela MC Atrevida foi a hidrolipo, um tipo de lipoescultura, onde foi retirada gordura das costas para injetar no bumbum. De acordo com Ariosto este é um procedimento comum, que deve ser feito em ambiente hospitalar, e planejado com o paciente. “O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui uma séria de recomendações para garantir a segurança dos procedimentos. O volume máximo de gordura a ser retirado é uma delas, que não pode ultrapassar 6% do peso do paciente”, explica.

Cuidados

O cirurgião plástico Adriano Batistuta explica que qualquer pessoa saudável está apta a realizar o procedimento com um profissional devidamente capacitado e registrado nos órgãos competentes, desde que tenha gordura suficiente. "É contra-indicado para qualquer pessoa que esteja com processo infeccioso no organismo", diz.  Ele explica ainda que o paciente deve manter uma higienização cuidadosa na área da cirurgia e não manipular a área enxertada. "Na hora do enxerto o recomendado é o médico utilizar cânulas de maior calibre que vão minimizar o risco de embolia", explica. 

Para verificar se o médico escolhido possui capacitação para cirurgia plástica, Ariosto recomenda que as pessoas verifiquem o nome nos sites dos Conselhos Federal e Regional de Medicina, bem como no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Segundo o médico, é um cuidado que pode evitar muita dor de cabeça e até situações mais graves. “Além disso é preciso atenção na escolha do profissional, é fundamental a busca por um local com estrutura para, em caso de eventual intercorrência, o paciente ser atendido e socorrido devidamente”, destaca.

Entenda

A lipoaspiração é o segundo procedimento de cirurgia plástica estética mais realizado no Brasil e no mundo. Ariosto destaca que a lipoescultura possui uma grande demanda, mas reforça que antes da cirurgia é avaliada a condição física do paciente para garantir um bom resultado. “É possível retirar gordura das costas, culotes e até joelhos para colocar no bumbum e deixá-lo mais bonito. Antes dessa retirada, no entanto, é preciso avaliar se a pessoa não tem pele flácida para não deixar sobras de pele onde a gordura foi retirada ou se ela está acima do peso. Sempre explicamos aos pacientes que esse resultado não é permanente, haja vista que o corpo vai absorver essa gordura com o tempo”, explica.

Os relatos da família da MC Atrevida dão conta de que a mulher começou a passar mal já no dia seguinte à operação. O presidente da SBCP/ES destaca que o pós-operatório também requer o acompanhamento do cirurgião plástico. “O paciente sai do hospital medicado, com orientações sobre o uso de cinta. Já no terceiro dia ele deve começar os cuidados com drenagem e no quinto dia realizamos a retirada dos pontos, sempre acompanhando de perto a evolução desse paciente a fim de evitar intercorrências”, destaca.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais