> >
Estrabismo pode ser desenvolvido após diagnóstico de Covid-19

Estrabismo pode ser desenvolvido após diagnóstico de Covid-19

O nervo mais acometido nesses casos de infecção é o nervo abducente, responsável por fazer o olho se mover para fora, em direção à orelha

Publicado em 21 de abril de 2021 às 13:18

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Mulher olhando
Na maioria dos casos o estrabismo melhora espontaneamente mas, caso permaneça por mais tempo, pode ser necessária alguma intervenção. (Freepik)

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, houve um aumento de adultos que desenvolveram visão dupla e estrabismo após a infecção pelo vírus. Sabe-se que o vírus tem uma preferência pelo sistema neurológico, podendo causar uma inflamação em alguns nervos cranianos responsáveis pelos movimentos dos olhos, e com isso, levar ao desalinhamento ocular e consequente diplopia, que é conhecida como visão dupla.

Uma pesquisa publicada no jornal Lancet Psychiatry analisou 236.379 mil pacientes, sendo a maioria americanos, e descobriu que 34% deles acabaram diagnosticados com doenças neurológicas ou psiquiátricas nos seis meses seguintes à infecção.

De acordo com a oftalmologista Hanna Teodoro, do Hospital de Olhos de Vitória, o nervo mais acometido nesses casos de infecção é o nervo abducente (sexto nervo craniano), responsável por fazer o olho se mover para fora, em direção à orelha, mas também pode acometer os demais nervos que comandam os músculos oculares.“Com o acometimento do sexto nervo craniano, o paciente irá apresentar estrabismo convergente, que é o desvio para dentro, e visão dupla horizontal, que é quando uma imagem se torna duas, uma ao lado da outra”, explicou a médica.

Na maioria dos casos o estrabismo melhora espontaneamente mas, caso permaneça por mais tempo, pode ser necessária alguma intervenção, que inclui tratamento com toxina botulínica ou cirurgia. “Após acabar o período de isolamento (10 dias após início dos sintomas ou do PCR e sem sintomas por 3 dias), é muito importante procurar um oftalmologista para fazer um exame oftalmológico completo, e se apresentar sintomas de visão dupla, procurar um especialista na área de Estrabismo”, disse.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais