> >
Entenda a síncope vasovagal, mal-estar que Pazuello teve na CPI da Covid

Entenda a síncope vasovagal, mal-estar que Pazuello teve na CPI da Covid

O problema é causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Os primeiros sinais são fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, turvação visual, dor de cabeça ou palpitações

Publicado em 20 de maio de 2021 às 16:03

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ex-ministro Eduardo Pazuello na CPI da Covid em 19/05/2021
O ex-ministro Eduardo Pazuello passou mal durante o depoimento na CPI da Covid. (Jefferson Rudy/ Agência Senado)

O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello passou mal nesta quarta-feria (19), durante o depoimento na CPI da Covid. De acordo com o senador e médico Otto Alencar (PSD-BA), que foi chamado para atender o ex-ministro, Pazuello teve um episódio de síncope vasovagal. Após o problema, o ex-ministro deixou o Senado.

Ao blog de Valdo Cruz, no G1, o senador disse que encontrou Pazuello pálido e passando mal. Ele solicitou ao ex-ministro que deitasse e colocasse as pernas para cima. Desta forma, a oxigenação no cérebro voltaria ao normal. 

O cardiologista Juliano Leal Burckhardt explica que o problema é a perda transitória da consciência, o desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca.

Juliano Leal Burckhardt
O cardiolgista Juliano Leal Burckhardt explica o mal-estar sofrido por Eduardo Pazuello. (Picasa/ Juliano Leal Burckhardt)
Aspas de citação

É causado pela demora na chegada de sangue ao coração e ao cérebro. Os primeiros sinais são fraqueza, transpiração, palidez, calor, náusea, tontura, turvação visual, dor de cabeça ou palpitações

Juliano Leal Burckhardt
Crardiologista
Aspas de citação

CAUSAS

Apesar de ser mais corriqueiro em mulheres, o quadro pode afetar ambos os sexos, com dois picos de prevalência entre 15 e 20 anos e após os 60. O médico explica que a síndrome, que é uma das causas da síncope vasovagal, não necessariamente significa uma doença orgânica, embora seja de extrema importância excluir condições como epilepsia, neuropatias autonômicas, doença cerebrovascular e desordens cardíacas ou endócrinas.

"É mais comum de ocorrer nas mulheres e durante a juventude. Outros fatores que podem levar os portadores dessa síndrome a desmaiar são grandes emoções, sustos e ingestão de bebidas alcoólicas. Já a hidratação ajuda a controlar a pressão arterial, diminuindo as chances de desmaios". 

Ambientes fechados ou aglomerados, ficar em jejum, horas em pé ou ansioso são algumas das situações que podem desencadear o problema. O médico conta que, quando o mal-estar ocorre, ele geralmente é transitório. Por isso, a orientação é tranquilizar a pessoa, hidratá-la e manter os membros inferiores elevados, na posição chamada pelos médicos de Trendelemburg.

"Não há impeditivo para que a pessoa retome as atividades após o repouso. O quadro costuma ser transitório e com rápida recuperação. Os cuidados são os riscos de quedas e traumas e também de dirigir veículos automotivos", reforça Juliano Leal Burckhardt .

TRATAMENTO

Para o tratamento, é aconselhável investigar e tratar a causa. "Medidas simples como hidratação, evitar manter-se em pé e em locais com aglomeração, atividade física e, em casos mais extremos, um modelo de tratamento chamado Tilt Train são efetivos", diz .

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais