> >
Confira seis dicas para congelar e descongelar alimentos corretamente

Confira seis dicas para congelar e descongelar alimentos corretamente

Segundo a nutricionista Roberta Larica, o primeiro passo é separar os alimentos em porções. As dicas ajudam no controle da temperatura para preservar os nutrientes

Publicado em 24 de maio de 2021 às 19:43

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Saiba como organizar a sua geladeira
Saiba como organizar a sua geladeira. (Pixabay)

O congelador é um aliado no planejamento das refeições. Seja qual for o tamanho desse compartimento na sua geladeira, ou até mesmo se você tem um freezer independente, congelar alimentos pode ajudar caso haja imprevistos. Entre carnes, massas, frutas e sobremesas, o congelador exige alguns cuidados para o seu bom uso.

Segundo a nutricionista Roberta Larica, as regras de utilização auxiliam no controle da temperatura, o que pode proporcionar a manutenção da textura e do sabor de alguns alimentos.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, durante o Boa Mesa CBN, quadro da Rádio CBN Vitória, Rpberta Larica deu seis dicas para congelar e descongelar alimentos da maneira correta, preservando a temperatura e os nutrientes. Confira acima o áudio completo da entrevista concedida pela nutricionista, e a seguir as dicas dadas por ela.

  • Congelador

    01

    DIVISÃO E ORGANIZAÇÃO

    Adriana afirma: "Cada macaco no seu galho". Ela explica que o freezer pode garantir maior organização, já que tem mais espaço. Mas se você tiver apenas o congelador da geladeira, saiba que também pode buscar organização. "No freezer, cada tipo de alimento fica separado em um setor. Na geladeira eles ficarão lado a lado, mas nunca misturados. Separe as carnes dos outros alimentos", aconselha.

  • Carne deve ser dividida antes de ir para o congelador

    02

    TENTE FAZER VOCÊ MESMO O CONGELAMENTO

    "É interessante fazer primeiro o congelamento. No caso dos peixes, procure uma peixaria e divida em porções quando chegar em casa. Essa dica ajuda evitar o cheiro de peixe. O mesmo acontece para as carnes de boi. Divida conforme a quantidade consumida por dia. O frango é mais difícil, já que costumamos comprá-lo congelado. Mas sempre procure dividir em porções antes de congelar, seja o peixe, boi, frango, etc."

  • Carne deve ser dividida antes de ir para o congelador

    03

    PLANEJE O ALMOÇO

    Adriana comenta que o ideal é planejar o almoço do dia seguinte. "Coloque, em uma vasilha, o alimento na geladeira. No dia seguinte, quando tirar dali, comece a temperar. Quando você coloca o frango, por exemplo, para tomar sol, tentando acelerar o processo, bactérias se aproveitam. A parte que está descongelada e que está em temperatura ambiente é um local propício para as bactérias."

  • Evite voltar alimentos pro congelador

    04

    DESCONGELOU? NÃO VOLTE PRO CONGELADOR

    Descongelou? Não volte para o congelador com o mesmo formato. "Todo alimento deve ser consumido em até 24h na geladeira, não pode passar disso. Se você não aguentou comer aquilo tudo, divida em porções e volte para o congelador já da forma como o alimento será consumido."

  • Há quem deixe de comer feijão por medo de gases

    05

    ATENÇÃO COM VASILHA PLÁSTICA

    "Nunca use plástico quando for para congelar um alimento que está quente, principalmente o feijão. Use recipientes de vidro. Congele o feijão sem tempero e coma em até 24h", diz a nutricionista.

  • Frutas podem ser congeladas para fazer sobremesa

    06

    CONGELE FRUTAS

    Uma boa dica para vitaminas e sobremesas é congelar frutas: "Pode congelar uva, manga, acerola, melancia, melão e morango".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais